BRAIP ads_banner

O imenso esforço da TV Globo para não perder protagonismo do mercado

CasaNotícias

O imenso esforço da TV Globo para não perder protagonismo do mercado

Estratégia de combate ao Aedes com larvicida vira política nacional
Madonna pede para fãs brasileiros pararem de falar português em show nos EUA
Além de Lira e Pacheco, Lula quer retomar reuniões com líderes e vice-líderes do Congresso

Com o tema “O que vai acontecer já está acontecendo”, a TV Globo realizou a primeira edição do Festival Acontece, nesta quinta-feira, 11, com cerca de 500 profissionais do mercado audiovisual brasileiro, nos estúdios da emissora em Curicica, zona oeste do Rio de Janeiro. O evento, acompanhado pela coluna, contou com diversos painéis, além de apresentação de números e debates. Com destaque para o painel “IA e novas tecnologias” sobre inteligência artificial, que contou com a mediadora e jornalista Aline Midlej. Os convidados apontaram como a IA tem impactado em seus trabalhos.

Manoela Zozimo, coordenadora de pós-produção na Globo, destacou que as novas ferramentas têm usos variados como a otimização de processos mecânicos no catálogo de séries. “Hoje, já tem na Globoplay 40 episódios de séries feitas com audiodescrição, feitos 100% por inteligência artificial. Não seria possível sem IA, não nessa proporção, não nessa escala, não na quantidade que a gente tem que entregar. Uma coisa é olhar um programa, outra é toda uma grade. Outro exemplo é o áudio imersivo”, defendeu. Já Fernanda Jolo, Customer Engineering Leader for Artifial Intelligence no Google, reforçou um olhar comercial, com a facilidade para analisar padrões de consumo e entregar a melhor experiência para o cliente. George Moura, autor de séries de sucesso da TV Globo, disse que o uso da tecnologia serviu para auxiliar na construção de um sertão fiel nos Estúdios Globo – para sua produção mais recente, Guerreiros do Sol, que deve estrear em 2025. E Fábio Mendonça, diretor da O2 e que esteve à frente de Cangaço Novo, da Prime Video, reforçou as possibilidades de criar e imaginar novas possibilidades.

Mas muito além das questões tecnológicas que se avizinham, ou que já são realidade, há outros vieses a se pensar, A realização do festival tem como premissa “reforçar o compromisso da Globo com o setor audiovisual brasileiro”, como a própria divulgou. E isso ficou claro, por exemplo, em falas que enaltecem a “brasilidade” das narrativas que vão ao ar. Como maior produtora de conteúdo nacional e importante fomentadora do mercado independente, a empresa investe, anualmente, 5 bilhões de reais em conteúdo, direitos e tecnologia. Com mais de 33 mil horas de conteúdo inédito produzida por ano, a empresa quer manter um diálogo com mais de 170 produtoras independentes nacionais, de todos os tamanhos e de todas as regiões do país. E aí mora o desafio atual: diante do avanço de empresas de streaming, a TV Globo finalmente ganha um concorrente, ou concorrentes, à sua altura.

O que fica claro, com tantos painéis neste pioneiro evento, é um certo temor da emissora carioca de perder este protagonismo nas ações do mercado audiovisual, em franca expansão no país.  Como ela vai conseguir manter a liderança, seguir abrangendo seus domínios para além da matriz tradicional da TV aberta e pôr em prática a palavra que mais ronda o discurso de seus dirigentes, a tal da “diversidade”? Eis o dilema de uma equação que precisa de uma resposta a curto prazo. Neste sentido, não há inteligência artificial que resolva. Só mesmo a natural.

Festival Acontece – Painel Ao Vivo – Mariana Gross, Daniel Ferro, Bonner, Raoni Carneiro e Joana Thimoteo (./TV Globo)
Festival Acontece - Painel Ao Vivo - Mariana Gross, Daniel Ferro, Bonner, Raoni Carneiro e Joana Thimoteo
Festival Acontece – Painel Ao Vivo – Mariana Gross, Daniel Ferro, Bonner, Raoni Carneiro e Joana Thimoteo (./TV Globo)
Festival Acontece -Painel O impacto social e comercial do conteúdo: Angerson Vieira, MC Cabelinho, Samantha Almeida e Preto Zezé
Festival Acontece -Painel O impacto social e comercial do conteúdo: Angerson Vieira, MC Cabelinho, Samantha Almeida e Preto Zezé (./TV Globo)

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner