O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer retomar as conversas com líderes e vice-líderes do Congresso Nacional. Um possível encontro com os parlamentares foi discutido, nesta sexta-feira (19), durante uma reunião para avaliar a articulação política.
Antes, porém, Lula deve se reunir separadamente com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, não há data ainda definida nem para os encontros com os presidentes do Congresso, nem com as lideranças parlamentares.
A escalada da tensão entre a articulação política e o Congresso fizeram com que Lula chamasse às pressas uma reunião com as lideranças do governo e ministros. Com os encontros, o presidente deve se colocar a campo para a intermediação entre Câmara e Senado.
O presidente tenta fazer uma aproximação com os parlamentares desde o início do ano. Em fevereiro e março, Lula se reuniu com lideranças da Câmara e depois, do Senado no Palácio da Alvorada.