BRAIP ads_banner

Petrobras aprova reativação da fábrica de fertilizantes ANSA, no Paraná

CasaNotícias

Petrobras aprova reativação da fábrica de fertilizantes ANSA, no Paraná

Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos
Vegetais crucíferos são aliados contra o câncer; saiba quem são eles e como agem
Álcool pode envelhecer o cérebro mais cedo do que se pensava

A Petrobras informou que a sua diretoria executiva aprovou na quarta-feira 17, por unanimidade, as medidas iniciais para a revitalização e futura retomada das operações da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA), subsidiária integral da companhia.

A planta, localizada no Paraná e que está hibernada (jargão da indústria para dizer que estava desativada) desde 2020, possui capacidade de produção de 720 mil toneladas por ano de ureia e 475 mil toneladas por ano de amônia, além de 450 mil m³/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).

Petrobras afirma que investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do seu portfólio; primeiro passo é reconfigurar e consolidar operações viáveis em ativos que já pertencem à companhia.  Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Diante da revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras, informou a empresa, em comunicado ao mercado.

Ainda segundo a estatal, em uma primeira fase desta reentrada no setor, a estratégia tem sido reconfigurar e consolidar operações viáveis em ativos que já pertencem à companhia.

Em relação à ANSA, a diretoria executiva da Petrobras aprovou a negociação com ex-empregados, e junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), dos termos de como eles serão readmitidos; e o início dos trâmites para contratação de serviços de manutenção e materiais críticos relativos à retomada da planta industrial.

Tanto os acordos trabalhistas quanto a realização das licitações e contratações ficaram condicionados a uma nova deliberação da diretoria executiva, quando os procedimentos estiverem bem definidos, acrescenta a Petrobras, no comunicado.

Além disso, acrescenta, a diretoria recomendou que a ANSA realize trabalhos de campo, buscando a otimização do escopo da parada programada e avaliação da integridade dos equipamentos.

A partir da próxima semana, várias áreas técnicas e administrativas da Petrobras continuarão trabalhando em análises, consultas e recomendações internas com vistas a prover todas as condições para as próximas deliberações a respeito da retomada das operações da ANSA.

Segundo a petroleira, a Diretoria de Processos Industriais também já iniciou os estudos para reativar a unidade de produção de ARLA 32 e o operador de fertilizantes nitrogenados, ureia pecuária e industrial, com vistas a voltar ao mercado e se antecipar ao início da produção.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner