BRAIP ads_banner

Vanessa Lopes ajuda jovens da Amazônia a impactar o país com as redes sociais

CasaNotícias

Vanessa Lopes ajuda jovens da Amazônia a impactar o país com as redes sociais

Ajuda à Ucrânia e a Israel será apresentada na Câmara dos EUA
Alemanha prende duas pessoas por suspeita de sabotarem ajuda à Ucrânia
Rússia diz que ajuda à Ucrânia eleva risco de confronto entre potências nucleares

Vanessa Lopes, influenciadora e ex-participante do BBB24, voltou às redes sociais de forma gradual. Antes de marcar presença na grande final da competição e confirmar presença em um novo reality (“Túnel do Amor”), ela embarcou para a Amazônia, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com a intenção de conhecer e se envolver em projetos sociais – e entender como ela poderia ampliar os debates sobre a biodiversidade e cultura locais.

Entre as iniciativas, Vanessa conheceu o Repórteres da Floresta, onde trocou conhecimentos sobre o uso das redes sociais. O projeto da FAS existe desde 2014 e oferece oficinas sobre técnicas de comunicação em mídias como rádio, TV e internet.

“O projeto é para os jovens entenderem as ferramentas que eles podem ter acesso e conseguir comunicar a realidade deles do seu próprio ponto de vista”, explicou Bruna Martins, uma das participantes da iniciativa.

A influencer conhece bem como trends e formatos diferentes nas redes sociais podem atingir milhares de pessoas. “Comecei sem câmera profissional, não tinha ninguém, era pandemia”, explicou durante um papo com os repórteres. “Comecei a fazer dança, comédia… Fazia vídeo de qualquer coisa. A educação, com certeza, é o mais importante de tudo. Mas, às vezes, a gente pode seguir um outro caminho e não sabe”.

Antes, o tempo da produção de conteúdo do Repórteres da Floresta era maior. Sem acesso às ferramentas digitais, a única forma de informar as comunidades era pelo jornal impresso.

“Os professores ajudavam a montar o roteiro e as informações que a gente reunia iam para Manaus [para produzir o material impresso]. Só depois de algum tempo voltavam para comunidade”, explicou Tainara Cruz, uma das repórteres da oficina.

Além disso, as notícias sobre a Amazônia costumam ganhar amplitude nacional quando há uma reportagem especial, muitas vezes feitas por jornalistas de outros estados, com formatos que não conversam com os jovens.

“Quando a gente traz uma pessoa como Vanessa pra informar e ensinar a gente, acho que todo mundo sai com uma visão e conteúdo diferente do que está acostumado”, completou Tainara. “A gente não mostrava as pessoas que vivem aqui, o que elas fazem, como é dificultoso o processo do artesanato local até chegar em Manaus”.

Vanessa Lopes também visitou projetos e iniciativas de empreendedorismo e de proteção do bem-estar social, cultural e econômico das comunidades. O resultado das trocas já podem ser vistas no Instagram da influenciadora e da FAS.

Essa notícia faz parte do CNN Good News que a cada semana traz novidades positivas do Brasil e do mundo para mostrar que ainda há, sim, informações boas para serem compartilhadas. 

A cada episódio, disponível sempre às sextas-feiras às 20h no YouTube da CNN Pop, participam cachorros disponíveis pra adoção pelo adotevica. O objetivo é incentivar a adoção responsável de pets – saiba mais no perfil oficial do centro de adoção: 



Fonte: Externa

BRAIP ads_banner