BRAIP ads_banner

Sim, usar meia pode ajudar a dormir melhor; entenda o motivo

CasaNotícias

Sim, usar meia pode ajudar a dormir melhor; entenda o motivo

Creatina pode ajudar idosos no ganho de músculos? Especialistas analisam
Ferramenta de IA pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama a partir de exame de sangue
Cuidar da microbiota pode ajudar a combater a fragilidade na terceira idade; veja como

É verdade que usar meias para dormir promove o sono?

O TikTok está fervilhando com uma dica para maximizar o sono: dormir com meias.

As meias podem manter os dedos dos pés aquecidos e criar uma sensação de conforto e aconchego — e, embora possa parecer contraintuitivo, usar meias também poderia ajudar a baixar a temperatura central do corpo, promovendo o sono, segundo especialistas.

Embora faltem estudos robustos sobre como usar meias poderia ajudar a baixar a temperatura central do corpo, existe uma explicação teórica bem aceita.

O ideal é utilizar meias com tecidos respiráveis, como algodão, e dar preferência a modelos mais soltos Foto: S.Kobold/Adobe Stock

A maioria das pessoas tende a dormir melhor quando está mais fresca, concorda a maioria dos especialistas. (No Brasil, os especialistas recomendam manter a temperatura do quarto entre 20 ºC e 23 ºC)

Nosso corpo também ajuda a nos manter mais frescos à noite. A temperatura corporal — cerca de 37 ºC, em média — é influenciada pelo ritmo circadiano e tende a flutuar ligeiramente ao longo do dia e da noite.

Nossa temperatura corporal é mais baixa por volta das 4 da manhã, depois aumenta gradualmente ao longo do dia, atingindo o pico à noite antes de cair, mostram pesquisas.

O suor pode baixar a temperatura do corpo, assim como a vasodilatação distal, um processo em que pequenos vasos sanguíneos sob a pele se dilatam, permitindo que o calor escape, diz Indira Gurubhagavatula, porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono.

“Quando aquecemos nossos pés usando meias, os vasos sanguíneos sob a pele se dilatam não apenas nos pés, mas em todo lugar”, afirma Indira, que também é professora de medicina na Universidade da Pensilvânia. “Essa vasodilatação permite que o sangue quente chegue à superfície e, à medida que continua circulando e chegando à pele, o calor corporal é perdido e a temperatura central do corpo eventualmente cai.”

“É a queda da temperatura central que sinaliza ao cérebro que está na hora de dormir”, ela acrescenta.

Em 2018, um pequeno estudo relatou que seis homens que usavam meias em um ambiente para dormir com temperatura mais fria adormeciam em média 7,5 minutos mais cedo, tinham menos despertares e dormiam 32 minutos a mais do que quando não usavam meias. Mas, dado o pequeno tamanho do estudo e a metodologia, é difícil tirar uma conclusão dos resultados que possa ser aplicada de forma mais ampla, de acordo com especialistas.

Da mesma forma, um banho morno ou uma pequena quantidade de bebida morna não alcoólica e sem cafeína antes de dormir poderia elevar a temperatura corporal e, com a vasodilatação e o rápido declínio dessa temperatura mais alta, também poderia ajudar a promover um sono melhor.

No entanto, usar meias para dormir “não é uma recomendação válida para todos”, afirma Michelle Drerup, diretora de medicina do sono no Centro de Distúrbios do Sono da Cleveland Clinic.

A estratégia da meia não é recomendada para tratar distúrbios do sono como insônia ou apneia do sono e não substitui tratamentos ou medicamentos prescritos por um médico.

Além disso, pessoas com certas condições que impedem a regulação da temperatura corporal, problemas circulatórios como diabetes ou propensas a infecções fúngicas nos pés devem consultar um profissional de saúde sobre se é aconselhável usar meias durante o sono, orientam os especialistas.

O que mais você deve saber:

Aqueles que querem experimentar dormir de meias podem considerar essas dicas de especialistas em sono:

  • Escolha meias limpas e respiráveis: Tecidos que não respiram, como materiais sintéticos, podem causar aumento da transpiração, o que pode promover infecções por fungos nos pés. Meias feitas de fibras naturais, como algodão ou lã de caxemira, “são as melhores, dada a sua capacidade de aquecer e respirabilidade”, afirma Michelle.
  • Opte por meias com ajuste mais solto: A menos que sejam recomendadas por um médico, meias apertadas, especialmente meias de compressão, podem inibir a circulação e aumentar o risco de certos problemas médicos.
  • Quando houver necessidade, experimente meias para dormir especiais: Opções com aloe vera, por exemplo, podem ajudar a hidratar pés secos e rachados durante o sono.

Mas, em qualquer noite, as pessoas dormem melhor ou pior por múltiplas razões, “então não tome uma decisão baseada em uma ou duas noites. Se você vai tentar, faça isso por cerca de uma semana para ver se está fazendo diferença”, orienta Rafael Pelayo, professor na Divisão de Medicina do Sono na Universidade de Stanford.

A conclusão:

Usar meias pode ajudar a promover o sono para algumas pessoas, mas são necessárias mais pesquisas. Os comportamentos relacionados ao sono são altamente pessoais, mas para a maioria das pessoas não há mal algum em tentar essa estratégia.

Este texto foi originalmente publicado no The Washington Post. Ele foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner