BRAIP ads_banner

“Pix sozinho não faz mágica. Fintechs são necessárias”, diz diretor do BC

CasaNotícias

“Pix sozinho não faz mágica. Fintechs são necessárias”, diz diretor do BC

Inscrição para 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta-feira
Comissão dos EUA divulga ações de Moraes contra X e acusa STF de ‘censura’
40% dos brasileiros acham que economia estará melhor em seis meses, diz Ipec

A Zetta, entidade que representa fintechs no país como Nubank e Mercado Pago, realizou nesta quinta um seminário para discutir as melhores práticas internacionais em pagamentos instantâneos.

Moderado por Rafaela Nogueira, economista-chefe da Zetta, o painel contou com a participação de especialistas dos bancos centrais do Brasil e do México, do Banco de Compensações Internacionais e da Universidade da Pensilvânia, que discutiram os benefícios dos pagamentos digitais instantâneos para a concorrência e o impacto no bem-estar da população e na inclusão financeira.

Na introdução, Eduardo Lopes, presidente da Zetta, destacou que, em muitos países da América Latina, o setor bancário apresenta altas taxas de concentração, resultando em índices muito baixos de inclusão financeira. Por isso, foi discutido como outros países poderiam seguir o exemplo brasileiro do Pix, visando acelerar a adoção de sistemas de pagamentos digitais. No México, por exemplo, sete bancos concentram 77% dos ativos. Além disso, 90% das transações abaixo de 500 pesos são feitas em dinheiro.

Diretor do Banco Central do Brasil, Renato Gomes destacou que o Pix tem sido o marco mais importante na construção de um setor bancário mais competitivo no país, oferecendo possibilidade de escolha entre métodos de pagamento, reduzindo a quantidade de dinheiro em circulação e aumentando a eficiência do sistema.

“O Pix, sozinho, não faz mágica. Os sistemas de pagamentos instantâneos não produzem resultados por si só. Há pré-condições necessárias, e uma das mais importantes é a existência de fintechs concorrentes que investem forte em tecnologia na entrada desses sistemas. Certamente, este foi o caso do Brasil, e muitos membros da Zetta cabem perfeitamente como exemplos. Muitos concorrentes já estavam prontos para potencializar essa grande infraestrutura do Pix, assim como novos bancos e fintechs. Esses novos sistemas de pagamentos não são uma barreira, muito pelo contrário. Não beneficiaram só os consumidores brasileiros, mas toda a indústria”, disse Renato Gomes.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner