BRAIP ads_banner

Nunes Marques prorroga por mais 90 dias prazo para Minas Gerais aderir ao Regime de Recuperação Fiscal

CasaNotícias

Nunes Marques prorroga por mais 90 dias prazo para Minas Gerais aderir ao Regime de Recuperação Fiscal

Equador suspende atividades profissionais por dois dias devido à crise elétrica
Salman Rushdie diz que teve premonição dias antes de ser esfaqueado
Faltam 100 dias para a Olimpíada de Paris 2024

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O caso diz respeito à dívida do estado com a União, de cerca de R$ 160 bilhões.

A decisão foi tomada pelo ministro nesta sexta-feira (19).

Apesar da prorrogação concedida, Nunes Marques escreveu, em negrito, que “a prorrogação da situação de endividamento, nesse painel, tem de ser acompanhada de atitudes concretas e de disposição a uma negociação célere e respeitosa entre as unidades políticas envolvidas”.

Em dezembro do ano passado, o prazo já havia sido prorrogado em 120 dias. Desta vez, o governo de Minas Gerais havia pedido 180 dias de prorrogação — o concedido foi de 90 dias.

No documento, Nunes Marques relata que a União afirma haver um “estado de precariedade de informações e insuficiência documental por parte do ente federado, além de ausência de esforço colaborativo”.

Políticos de Minas Gerais, como o governador do estado, Romeu Zema (Novo), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), têm buscado negociar um acordo que ajude a sanar as contas do cofre público mineiro, inclusive com conversas com a equipe econômica do governo federal.

Em nota, Pacheco disse enaltecer a decisão do ministro, que “foi tomada em um momento no qual os esforços se concentram na elaboração de um projeto legislativo que represente alternativas viáveis e concretas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e que resulte numa solução plausível e perene em relação à dívida de Minas, bem como débitos de outros estados, com a União”.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner