BRAIP ads_banner

Acordar às 5h da manhã todos os dias pode trazer benefícios; veja como fazer isso funcionar

CasaNotícias

Acordar às 5h da manhã todos os dias pode trazer benefícios; veja como fazer isso funcionar

De parada cardíaca a engasgo: médico ensina manobras de primeiros-socorros; veja vídeo
Maioria das UFs já vê queda em casos de dengue, mas nova epidemia é esperada para este ano
Levantar peso depois dos 60 anos pode preservar a força por muito tempo, mostra estudo

O despertar matinal tornou-se uma tendência do TikTok: montagens de vídeo ilustram uma estética matinal lenta de autoafirmações, exercícios e talvez até mesmo um avanço no planejamento do dia de trabalho. Isso pode fazer com que o resto do mundo se sinta preguiçoso.

“A pressão para ser uma pessoa matinal é muito intensa”, diz Samantha Snowden, professora de atenção plena do Headspace, o popular aplicativo de meditação.

Então, será que acordar às 5h da manhã faz toda a diferença em seu dia? Alguns especialistas dizem que sim.

Para algumas pessoas, acordar às 5h traz benefícios, como tornar o resto do dia menos estressante Foto: New Africa/Adobe Stock

Para começar, acordar mais cedo pode aumentar a confiança, diz Snowden, porque pode parecer uma realização. Fora que elimina a sensação de estar constantemente com pressa, o que só aumenta os níveis de estresse e afeta negativamente a saúde mental.

“É como se você sempre sentisse que está atrás em uma corrida que não pode vencer, o que não é útil para a motivação ou a positividade”, diz Nikole Benders-Hadi, psiquiatra de Nova York e diretora médica de saúde comportamental da Included Health, sobre a típica manhã do dia de trabalho.

Diminuir o ritmo ajuda o sistema nervoso a se acalmar e a regular os pensamentos, comenta Snowden. E, se você puder usar essas horas extras da manhã para reservar um tempo para si mesmo de uma forma que o acalme, isso pode aumentar a produtividade e fazer com que você se sinta menos esgotado no final do dia.

Se você está pensando em se levantar antes do sol, os especialistas dizem que você precisa ter em mente alguns pontos. Veja abaixo.

Não sacrifique o sono

A decisão de adiantar o despertador não deve ser feita às custas do sono. Com o tempo, a falta de sono pode levar a resultados negativos na saúde mental, como ansiedade e depressão, e colocar as pessoas em risco de problemas crônicos, como doenças cardiovasculares.

“Cada pessoa tem um tipo diferente de trabalho, com diferentes tipos de exigências, e a falta de sono pode apresentar muitos desafios para nós no que diz respeito à regulação das emoções e à nossa capacidade de concentração”, afirma Snowden. “Essas são grandes capacidades de que precisamos para passar o dia, ser produtivos e fazer bem o nosso trabalho e estar presentes para nossos entes queridos.”

Mais de um terço dos adultos americanos não dormem o mínimo recomendado de sete horas por noite, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. Priorizar o sono significa ter uma boa higiene do sono, incluindo acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias, limitar o uso de telas antes de dormir, não consumir álcool ou cafeína à noite e ter uma rotina para relaxar.

“Se acordar às 5h todas as manhãs cria uma barreira para que você tenha um sono reparador suficiente, não faça isso”, orienta Benders-Hadi.

Você pode “desacelerar” sua manhã sem acordar muito cedo

Acordar cedo ajuda a diminuir a sensação incômoda de estar com pressa. Mas Benders-Hadi diz que há etapas alternativas que podem instigar essa sensação de lentidão sem sacrificar o sono.

Uma maneira é reduzir as escolhas ou limitar o número de coisas que você precisa decidir na manhã de um dia agitado, quando os níveis de estresse tendem a aumentar.

“Pense em reorganizar sua rotina matinal para ter menos coisas para fazer, por exemplo. Coloque as roupas que planeja usar na noite anterior”, aconselha Benders-Hadi. “Prepare as refeições do café da manhã e do almoço para levar com antecedência e faça o mesmo com os membros da família de quem estiver cuidando.”

Snowden diz que você pode gastar 10 minutos extras diminuindo o ritmo (até mesmo caminhando um pouco mais devagar até o chuveiro pela manhã), não verificando e-mails imediatamente e praticando uma mensagem de gentileza. Alguns exemplos: “Que meu dia seja repleto de tranquilidade. Que eu veja possibilidades hoje. Que eu entre em minha primeira reunião com uma atitude otimista”, diz ela.

“Você está verificando suas sensações corporais, seu humor naquela manhã, e está observando isso sem julgar, com abertura”, descreve. “Isso define o tom, o ritmo, a velocidade e o ritmo de sua manhã.”

Conheça seus pontos fortes e fracos

Benders-Hadi recomenda que todos nós sejamos honestos quanto ao fato de que algumas horas a mais pela manhã melhorarão nosso bem-estar. Para aqueles que trabalham melhor sem distrações, em um ambiente mais silencioso, ou que precisam de uma rotina de autocuidado mais longa para se sentirem produtivos durante o dia, acordar cedo pode ajudar.

“Você também deve levar em consideração se a mudança na rotina resultará em uma maior produtividade ou se a pessoa estará apenas colocando mais coisas em seu dia”, diz ela. “No que diz respeito ao trabalho, por exemplo, você tem uma quantidade definida de tarefas que precisa realizar todos os dias, em que começar mais cedo permite que você também termine mais cedo, ou acordar mais cedo simplesmente adicionará mais coisas ao seu prato?”

Não espere se ajustar imediatamente

A decisão de acordar mais cedo não será confortável imediatamente, especialmente para as pessoas noturnas. O ritmo circadiano do corpo, ou relógio natural do corpo, precisa de tempo para se ajustar à nova rotina, diz Snowden. Em vez disso, elogie-se por querer se envolver em algo que pareça motivador e seja paciente, aconselha.

C.2024 Fortune Media IL Limited / Distribuído por The New York Times Licensing Group

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner