BRAIP ads_banner

Letterboxd: conheça a rede social dos cinéfilos, cada vez mais buscada

CasaNotícias

Letterboxd: conheça a rede social dos cinéfilos, cada vez mais buscada

Prisão de Chiquinho Brazão: veja como votou cada deputado
PM do Rio prende um fuzil de origem americana a cada dois dias
Relembre vencedores de cada edição do BBB

“A rede social para os amantes do cinema”, é assim que o Letterboxd é definido em seu site. Na plataforma, os usuários podem registrar quais filmes assistiram, dar uma nota para a obra e acrescentar comentários, ver o que seus amigos assistiram e qual a opinião deles, descobrir coisas novas para assistir e até mesmo acompanhar o perfil e as opiniões de personalidades do mundo do cinema.

A rede social tem sido cada vez mais buscada de acordo com dados do Google Trends, com o pico de buscas quase todo ano na semana do Oscar — a grande premiação do cinema mundial.

As pesquisas por Letterboxd no Google mais que dobraram nos últimos cinco anos.

Os números do Google Trends representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período.

Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade apresentada no pico. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

A descrição do site é bem explicativa: “O Letterboxd permite que você mantenha registrados todos os filmes que viu, para que possa ter uma recomendação instantânea no momento em que alguém perguntar, ou ver as reações a um filme sobre o qual acabou de ouvir falar.”

Por que usar o Letterboxd? Para escrever uma boa review

Os cinéfilos, como são chamados aqueles que amam filmes, marcam presença na plataforma. Após assistir algo, é possível dar uma nota e escrever uma review – ou seja, sua opinião sobre o filme, que pode ser curta e engraçadinha, ou até mesmo um textão analisando a obra.

Os usuários podem interagir entre si, curtindo e comentando as reviews uns dos outros, e algumas das reviews mais populares da plataforma entram na primeira categoria.

“Uma atuação digna de Oscar do Leonardo [DiCaprio] fingindo gostar de mulheres da sua idade”, brincou um dos usuários ao avaliar o filme “Não Olhe Para Cima” (2021).

Outra usuária escreveu sobre “Saltburn”: “Um filme sobre como Jacob Elordi é simplesmente tão atraente que sua mera existência é capaz de fazer alguém se tornar legalmente insano”.

/ Reprodução
/ Reprodução

E se no Instagram influenciadores ganham destaque e acumulam seguidores, o Letterboxd é o lugar onde atores e diretores são os mais populares.

A review mais curtida da história da plataforma, com mais de 92 mil likes, foi escrita pela atriz Ayo Edebiri, da série “O Urso”.

Ela deu cinco estrelas para “Clube da Luta Para Mulheres”, filme no qual é uma das protagonistas, e escreveu: “Eu estou nele com minhas amigas, então…”

/ Reprodução

Outro que ganhou destaque ao criar seu perfil no Letterboxd e já acumula mais de 300 mil seguidores é o consagrado diretor Martin Scorsese. Sua entrada na plataforma foi comemorada pelos fãs de cinema, que ganham uma chance de acompanhar melhor o ídolo.

Além de avaliar e acompanhar as avaliações alheias, os usuários da plataforma também podem organizar os filmes em listas.

Algumas são úteis – como a lista “Filmes clássicos para iniciantes” ou “Filmes bons com 90 minutos ou menos” -, e algumas são mais pessoais ou sentimentais – como a lista de filmes para quem está “se sentindo perdido aos 20 anos” ou aqueles nos quais “definitivamente havia amor, mas as circunstâncias”.

O Letterboxd tem crescido em popularidade com todos os tipos de fãs de cinema. Desde aqueles que querem ver uma comédia besteirol e buscam por uma lista com filmes pra dar risada, até aqueles que querem gastar linhas e mais linhas avaliando os candidatos ao Oscar e lendo as avaliações mais sérias.

A rede social acaba também se tornando uma maneira de aproximar os amigos, já que é possível trazer a discussão sobre as opiniões de cada um para a vida real.

Conforme a descrição da rede social, a rede pretende reunir os fãs de cinema “que vivem para discutir, avaliar e classificar” o que assistem.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner