Prefeitos que irão disputar a reeleição têm uma média de postagens no Instagram maior do que a de seus desafiantes, segundo levantamento do Ipespe Analítica analisado na edição desta quarta-feira (17) do Índice CNN.
No mês de março, os prefeitos que devem buscar a reeleição neste ano fizeram, em média, 69,27 postagens no Instagram, um número superior em 66% quando comparado ao volume de posts de seus opositores (41,68), conforme os dados.
Para o cientista político Antonio Lavareda, os números mostram um aspecto do que se convencionou chamar de “vantagem dos incumbentes”. “É todo trabalho anterior que esses prefeitos candidatos à reeleição têm: desde que foram eleitos, lá atrás, e ao longo de seus respectivos mandatos”, avaliou o sociólogo e cientista político.
O Ipespe Analítica também levantou dados em relação ao engajamento destes posts com base nas curtidas que eles recebem no Instagram. No mês passado, os feitos pelos prefeitos receberam cerca de 55 mil likes, quase o dobro dos recebidos pelos desafiantes (pouco menos de 30 mil).
Em parceria com o Ipespe Analítica, o Índice CNN é um dos produtos inéditos e exclusivos da cobertura da CNN Brasil nas eleições municipais de 2024. Trata-se de um agregador de pesquisas que projeta a intenção de voto para prefeito a partir dos levantamentos feitos por diversos institutos Brasil afora.
O Índice CNN também está ao vivo na programação da CNN. Todas as quartas-feiras, o analista de política da CNN Iuri Pitta e o sociólogo Antônio Lavareda vão analisar dados relacionados às eleições no Brasil Meio-Dia.
O quadro do Índice CNN no Brasil Meio-Dia pode ser conferido pela TV por assinatura (Canal 577) e também pelo streaming, em plataformas como YouTube, Samsung TV Plus e Prime Video, além dos perfis da CNN nas redes sociais.