A equipe médica de Jair Bolsonaro (PL) começará a ofertar, nesta segunda-feira (28), água, chá e gelatina para o ex-presidente ingerir via oral, segundo o boletim médico divulgado pelo hospital DF Star. Bolsonaro, apesar de estável clinicamente, segue sem previsão de alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
No boletim divulgado ontem, o hospital informou que o paciente havia apresentado sinais de movimentos intestinais espontâneos, mas seguindo a nutrição por via endovenosa. Bolsonaro continua tendo retardo do esvaziamento do estômago.
O ex-presidente também segue estável clinicamente, com melhora progressiva na pressão arterial e nos exames laboratoriais do fígado, sem previsão de alta de UTI. “Segue sem dor ou febre, pressão arterial controlada e com melhora progressiva dos exames laboratoriais do fígado. Apesar da gastroparesia (retardo do esvaziamento do estômago), há sinais de movimentos intestinais espontâneos”, diz o boletim.
Ele faz fisioterapia motora e recebe medidas de previsão de trombose venosa. Ainda há restrição de visitas ao paciente na UTI.
Bolsonaro está internado no DF Star desde o último dia 12, quando foi transferido do Rio Grande do Norte com fortes dores abdominais. Desde então, ele se recupera de uma “laparotomia exploradora”, cirurgia de 12 horas pela qual foi submetido no dia 13, na UTI.