BRAIP ads_banner

App permite acompanhar “Cometa do Diabo“ em tempo real; veja

CasaNotícias

App permite acompanhar “Cometa do Diabo“ em tempo real; veja

Milei oferece a Elon Musk ‘a ajuda que precisar’ no embate com o STF
Empresário chinês que virou celebridade no Brás explica segredo da loja Busca Busca; veja vídeo
Microsoft faz investimento bilionário em startup dos Emirados Árabes em meio à ‘Guerra Fria da IA’

Na próxima semana, o cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”, vai atingir seu brilho máximo, e é o melhor momento para apreciar a beleza do corpo celeste, que pode ser observado em todo o Brasil.

O cometa 12P/Pons-Brooks atinge o periélio (momento de maior proximidade do Sol) no dia 21 e deve registrar o brilho máximo no dia 23 de abril. Mesmo assim, o uso de binóculos é indicado caso você queira avistar o corpo celeste, já que não há garantias que ele estará visível a olho nu.

O Cometa do Diabo deve aparecer no céu na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol. No entanto, se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.

Assim como recomendado para qualquer observação no céu noturno, há mais chances de conseguir avistar o cometa em um local escuro, com poucas luzes artificiais.

Outro ponto importante no caso do Cometa do Diabo também é encontrar uma localização na qual o horizonte esteja livre na direção oeste, pois o corpo celeste aparecerá bem baixo no céu.

E embora exista a expectativa de que o corpo celeste fique visível a olho nu, o uso de um binóculo ou telescópio também é recomendado para aqueles que não querem perder a experiência.

Uso de binóculo ou telescópio é recomendado para conseguir observar o Cometa do Diabo. / m-gucci via Getty Images

Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível.

Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.

O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe.

Na região Norte, o cometa deve permanecer visível até por volta das 19h50 no Acre, porque o estado está localizado no extremo oeste do país. Já no litoral Nordeste, estremo leste do país, o cometa deve ficar visível entre 17h45 e 18h20.

Por estarem mais próximos da Linha do Equador, Norte e Nordeste terão a chance de observar o corpo celeste a uma altura melhor do que o restante do Brasil, já que o cometa deve aparecer bem próximo à linha do horizonte.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner