BRAIP ads_banner

CasaNotícias

veja o calendário da restituição – Educação Financeira – Estadão E-Investidor – As principais notícias do mercado financeiro

Seleção da Espanha tem triângulo amoroso de jogadores com filha de ex-técnico
Nutricionista Yuri Saito e a Nutrição Esportiva: Melhore Desempenho e Recuperação
Rafael Cabral admite falha em vexame do Cruzeiro e fala sobre possível saída do clube

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2024 está a todo vapor e é fundamental se atentar não apenas aos prazos de entrega, mas também aos calendários dos lotes de restituição. Nesse ano, o prazo legal para entregar o IR vai até o dia 31 de maio. Para receber o pagamento da devolutiva, o contribuinte deve indicar sua conta bancária ou o seu Pix.

Todo contribuinte que entrega a declaração tem direito à restituição caso a Receita Federal avalie que foi pago um valor maior do que o devido no ano-calendário de referência. Assim, todos os anos, uma parte dos brasileiros recebe “de volta” uma quantidade específica de dinheiro que ficou retida por meio do pagamento de impostos.

Em 2024, a Receita irá distribuir cinco lotes de restituição.

Confira as datas da restituição

  • 1° lote: 31 de maio;
  • 2° lote: 28 de junho;
  • 3° lote: 31 de julho;
  • 4° lote: 30 de agosto;
  • 5° lote: 30 de setembro.

Além disso, é importante lembrar que a Receita possui esta ordem de preferência para pagar as restituições:

  • 1°: idosos acima de 80 anos;
  • 2°: idosos acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  • 3°: contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 4°: contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
  • 5°: demais pessoas.

Segundo o documento divulgado pelo órgão, a consulta da restituição do IR pode ser feita nos aplicativos: “Meu Imposto de Renda” ou “Receita Federal” e também na página oficial da Receita.

Vale lembrar que o não preenchimento dos documentos e a inscrição de dados incorretos até o fim do prazo legal está sujeito a multa. Enquanto não enviar a declaração, o CPF fica na situação “pendente de regularização”.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão

 



Fonte: Externa

BRAIP ads_banner