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Tarcísio diz que trem para aeroporto de Guarulhos deve ser inaugurado em março | Brasil

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Tarcísio diz que trem para aeroporto de Guarulhos deve ser inaugurado em março | Brasil

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O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta sexta-feira (17) que em março deve ser entregue o trem que ligará a última estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos três terminais de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

“Ao longo deste ano, provavelmente em março, a gente vai entregar aquela linha do monotrilho que une a última estação da CPTM até o terminal 3 do aeroporto de Guarulhos”, disse o governador.

Segundo ele, o plano é que, no futuro, o sistema interligue os três grandes aeroportos do Estado de São Paulo. Ou seja, que haja uma conexão entre os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.

A Aerom Sistemas de Transporte, responsável pela implantação do projeto, disse, no fim de dezembro, que todo o sistema está entregue e a pré-operação seria iniciada nas primeiras semanas de janeiro.

Na ocasião, a empresa afirmou que ainda há um processo de certificação pela frente e que não era possível estabelecer uma data precisa para a operação plena com passageiros.

A estação de trem nas imediações do aeroporto foi inaugurada pelo então governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin (na época no PSDB e, hoje, no PSB) dias antes de ele deixar o Palácio dos Bandeirantes para disputar a Presidência da República, em 2018, mas sem chegar aos terminais do aeroporto, que ficam a cerca de 2,5 km da estação.

Assim obriga os usuários a pegarem um dos ônibus gratuitos cedidos pela GRU Airport para completar o deslocamento.

A estação Aeroporto-Guarulhos chegou a ser prometida para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, mas só foi entregue a 75 dias da competição sediada na Rússia, em 2018.

O “people mover” foi inserido como obrigação do contrato de concessão do aeroporto e, por isso, a Anac abriu um processo administrativo sancionador, que pode culminar com a aplicação de multa pelo atraso.

Conforme a agência, como o processo está sob análise em primeira instância, ainda não há um valor estimado para eventual autuação.

Os atrasos, diz a agência, estão relacionados a questões construtivas, de implantação da tecnologia e internas do consórcio responsável.

“A Agência Nacional de Aviação Civil segue acompanhando a implantação do investimento por meio de relatórios, reuniões e visitas técnicas a fim de buscar os esforços necessários para a conclusão das obras com agilidade, qualidade e presteza”, diz trecho da nota da Anac.

Os testes com os três aeromóveis circulando começaram em junho. Em 27 de setembro, foi completada pela primeira vez a passagem pela área de mudança de via.

“A mudança de via é um componente essencial nos modais ferroviários, exigindo manobras rápidas e segura”, afirmou a Aerom, líder do consórcio AeroGRU, na época.

O aeromóvel terá capacidade para transportar 2.000 usuários por hora em cada direção. A ligação terá uma extensão de 2,7 km.

O trem, que circula por meio de propulsão pneumática, é composto por dois carros articulados que pesam 16 toneladas e deverá levar até 200 passageiros por viagem. Eles chegam a 24,7 metros. Cada partida é estimada em quatro minutos.

Nos testes, o veículo atingiu 57 km/h. Ele será equipado com wi-fi e monitores informativos.

A operação terá dois trens circulando simultaneamente e um ficará como reserva, mas com um rodízio.

O primeiro deles, na cor azul, foi entregue em março do ano passado. O segundo, com faixas verdes, em maio, e o terceiro, laranja, em setembro. Todos já rodaram em testes.

O aeromóvel terá capacidade para transportar 2.000 usuários por hora em cada direção — Foto: Divulgação

Fonte: Externa

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