Com as fortes chuvas que atingem Salvador, a capital baiana registrou, nesta quarta-feira (17), o dobro do volume de água esperado para todo o mês de abril.
De acordo com a Defesa Civil do município, choveu 567,4 mm nesses últimos 17 dias do mês, quando o esperado era 284,9 mm.
Este volume de chuvas acumulado na primeira quinzena de abril é o maior registrado nos últimos 30 anos.
Com isso, a Defesa Civil voltou a emitir o nível de alerta instalado na semana passada. Isso porque há risco de deslizamentos de terra e previsão de que os volumes pluviométricos continuem altos, sinalizados por imagens de satélites.
As sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da cidade foram acionadas novamente em três comunidades. Anteriormente, entre os dias 7 e 8, o órgão, seguindo protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), acionou as 14 sirenes instaladas em 14 áreas de risco prioritárias da capital baiana.
Até a cessação do risco, os moradores destas localidades são orientados a deixarem suas casas e encaminhados para uma unidade de acolhimento localizada em escola do município nas proximidades, onde ficam abrigados.
Por causa do temporal e ventos fortes, somente nesta quarta, a Defesa Civil de Salvador recebeu mais de 200 solicitações de emergência. Entre as ocorrências, estão queda de árvore, deslizamento de terra, ameaça de desabamento e imóvel alagado.
Na noite dessa terça (16), a chuva impactou até o jogo do Esporte Clube Bahia, que foi paralisado por cerca de uma hora devido ao excesso de poças no gramado da Arena Fonte Nova.