BRAIP ads_banner

Saiba como evitar lesões ao cuidar e brincar com os netos

CasaNotícias

Saiba como evitar lesões ao cuidar e brincar com os netos

Pedalar ajuda a proteger o joelho contra dores e artrose, mostra estudo; veja dicas para o treino
Por que você deve incluir alguns sprints em seu treino de caminhada ou corrida
Exercícios no inverno: o que priorizar, quais os benefícios e os cuidados

Mary estava carregando seu neto Dylan escada acima quando o menino de 3 anos, de repente, se lançou para o lado, tentando sair dos braços dela. Ela teve que apertar o abraço em volta da criança e segurar no corrimão para manter o equilíbrio. Sua reação rápida salvou os dois de uma queda, mas fez Mary se perguntar o que poderia fazer se a situação acontecesse novamente.

Esse não é o único tipo de atividade imprevisível que pode ocorrer ao passar tempo com crianças cheias de energia. Aqui estão algumas dicas para lidar com possíveis perigos.

É importante preparar o corpo para evitar lesões ao interagir com os netos Foto: Prostock-studio/Adobe Stock

Erguer ou carregar crianças agitadas

Assim como Dylan, crianças pequenas às vezes se mexem muito quando você tenta levantá-las ou carregá-las. “Sempre leve em consideração o ‘fator agitação’. Caso contrário, você pode não estar na melhor posição e acabar machucando os ombros ou as costas, derrubando a criança ou caindo”, diz Jim Zachazewski, fisioterapeuta da Mass General Brigham Sports Medicine.

Ele recomenda aprender a levantar crianças corretamente, para não sobrecarregar seus músculos e articulações. “Assim como ao levantar um saco de 18 quilos de substrato para plantas, você deve agachar um pouco, dobrar os joelhos, manter as costas retas, manter a criança bem na sua frente e levantar-se em linha reta. Use os músculos das pernas, em vez das costas e dos braços,” explica Zachazewski.

Se a criança começar a se mover enquanto você a levanta ou carrega, tente colocá-la no chão — ou segure-a com mais firmeza e agarre algo para se estabilizar, como Mary fez.

E certifique-se de que seus treinos incluam exercícios para fortalecer os músculos do core, dos ombros, dos braços e das pernas — especialmente os quadríceps (na parte frontal das coxas) e os glúteos. Você encontrará muitos exercícios eficazes no relatório especial de saúde da Harvard, Body Weight Exercise.

Correndo atrás das crianças

As crianças podem sair correndo quando você menos espera, seja em casa, ao ar livre ou em uma loja. Seu instinto de correr atrás delas pode levar a uma queda. “Você vai correr atrás delas, pisa em um brinquedo, perde o equilíbrio e cai”, descreve Zachazewski. “E, se você cair, ninguém sabe para onde a criança está indo.”

Para se manter seguro, concentre-se antes de correr. “Procure por obstáculos no seu caminho, como um banquinho ou brinquedos se estiver dentro de casa, ou terreno irregular se estiver ao ar livre. Encontre o caminho mais livre. Pode não ser uma linha reta,” orienta Zachazewski.

Manter seu equilíbrio em dia é importante. Zachazewski sugere que você pratique ficar em pé sobre um pé só enquanto se apoia em uma bancada. Para tornar o exercício mais difícil, tente ficar em pé sobre uma almofada (novamente, segurando na bancada), para se acostumar a equilibrar-se em superfícies instáveis.

Ele também recomenda fortalecer seus músculos das pernas e treiná-los para reagir mais rápido. Para fazer isso, fique de lado próximo a uma bancada, com os pés juntos. Com a mão esquerda segurando a bancada, coloque o pé direito à frente e toque o chão, depois volte o pé à posição inicial. Faça isso três vezes rapidamente. Depois, mova e toque o pé três vezes para o lado e, em seguida, três vezes para trás. Faça os movimentos o mais rápido que puder. Repita a sequência várias vezes e, depois, faça o exercício do outro lado, segurando a bancada com a mão direita e movimentando o pé esquerdo da mesma forma: à frente, para o lado e para trás.

Levantando e sentando frequentemente

As crianças levantam e sentam o tempo todo, seja de uma cadeira ou do chão onde estão brincando. Se você não conseguir acompanhar, a criança pode ir para outro cômodo sem você perceber. Ou você pode se machucar ao tentar levantar ou sentar, talvez por causar uma crise de osteoartrite no joelho ou no quadril, dor nas costas, ou sofrer uma queda.

Para melhorar sua capacidade de levantar e sentar em uma cadeira, é necessário fortalecer os músculos do core, das pernas e dos glúteos. Zachazewski recomenda fortalecer esses músculos fazendo o exercício “sentar e levantar” (sentar-se e levantar-se repetidamente de uma cadeira, com os braços cruzados à frente do corpo).

Para descer até o chão para brincar com seu neto, Zachazewski sugere primeiro ajoelhar-se e, então, abaixar-se suavemente até uma posição sentada. Para se levantar novamente, role para a posição de quatro apoios, depois ajoelhe-se. Traga uma perna à frente para ficar ajoelhado com um dos joelhos no chão e, então, empurre o pé da frente contra o chão para ficar de pé.

“Não há problema em se apoiar em um móvel resistente para se ajudar,” informa Zachazewski. “Mas leve isso como um sinal de que é hora de fortalecer o corpo. Se você não se exercita há algum tempo, peça a liberação do seu médico primeiro. Considere trabalhar com um fisioterapeuta ou um personal trainer. Fortaleça-se — por você e pelo seu neto.”

Aviso: Este conteúdo não deve ser usado como substituto da orientação direta de profissionais de saúde.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner