O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial dos Estados Unidos caiu de 47,2 em setembro a 46,5 pontos em outubro, de acordo com leitura do Instituto para Gestão da Oferta (ISM) divulgada nesta sexta-feira.
Já o PMI do setor industrial americano da S&P Global subiu para 48,5 em outubro, após ficar em 47,3 em setembro. Alguns analistas esperavam uma marca de 47,9.
Incertezas antes da eleição presidencial foi citada como a razão fundamental para que os novos pedidos continuassem a cair, mas o ritmo de declínio diminuiu e a produção teve a menor queda em três meses. No entanto, a indústria continuou reduzindo emprego e atividade, segundo a S&P Global.
“A desaceleração da indústria dos EUA se estendeu para seu quarto mês consecutivo em outubro, marcando um início decepcionante de quarto trimestre para o setor de produção de bens. Embora a taxa de declínio tenha sido moderada, os novos pedidos continuaram a se deteriorar em um ritmo preocupante, e um novo acúmulo de estoques não vendidos sugere mais cortes de produção nas fábricas nos próximos meses, a menos que a demanda se reanime”, diz o economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, Chris Williamson.