BRAIP ads_banner

OMS chega a acordo histórico para prevenir e combater futuras pandemias

CasaNotícias

OMS chega a acordo histórico para prevenir e combater futuras pandemias

Governo retira cláusula em acordo com servidores federais
Líder do Hamas diz que ainda busca acordo de reféns mesmo após morte de filhos
Sem acordo, PEC dos Militares volta a ser debatida no plenário do Senado

Após mais de três anos de negociações, os países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovaram nesta quarta-feira, 16, um acordo histórico para prevenir e combater pandemias.

“Esta noite marca uma etapa importante em nossa jornada juntos em direção a um mundo mais seguro”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, aos delegados reunidos em Genebra. “As nações do mundo fizeram história hoje”, comemorou.

A agência de saúde da ONU explicou que seus membros deram “um grande passo à frente em seus esforços para tornar o mundo mais seguro contra pandemias”.

O Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, após consenso sobre o Acordo Pandêmico na sede da OMS Foto: Christopher Black/AFP

O rascunho, aprovado “será discutido na próxima Assembleia Mundial da Saúde em maio”, disse a OMS.

Cinco anos após a pandemia de COVID-19, com milhões de mortes e um colapso econômico global, o pacto deve servir para preparar melhor o mundo para enfrentar uma nova pandemia.

Este acordo, enfatizou Tedros, também demonstra que “o multilateralismo está vivo e bem, e que em nosso mundo dividido, as nações ainda podem trabalhar juntas para encontrar um ponto comum e uma resposta compartilhada para ameaças comuns”.

A reta final das negociações ocorreu em meio a uma crise na ordem internacional e no sistema de saúde global, causada pelos cortes na ajuda humanitária decretados pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

O magnata republicano, que ordenou a retirada dos Estados Unidos da OMS, também ameaçou impor tarifas sobre produtos farmacêuticos. /AFP

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner