O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), não esconde a irritação com os próprios aliados, que na sua opinião geram um ambiente para derrotas no plenário, principalmente diante da crise governista com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O petista reclamou que “há pessoas no governo que não ajudam”. A queixa foi feita rapidamente à Coluna do Estadão.
Guimarães também desabafou: “Os problemas precisam ser resolvidos na política. Tudo que acontece lá, cai no meu colo aqui”. Ele saiu sem mencionar a quem se referia. Mas deputados disseram não haver dúvidas de que a crítica seria ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Governistas atribuem a Teixeira parte da “culpa” pela derrota no plenário, na terça-feira, 16, quando foi aprovado o regime de urgência para um projeto que corta benefícios sociais para invasores de terra. A votação ocorreu no mesmo dia que o ministro do Desenvolvimento Agrário exonerou o superintendente do Incra-AL Wilson César de Lira Santos, primo de Arthur Lira e nomeou interinamente no cargo um nome com simpatia do MST.
Na tribuna do plenário, Guimarães reclamara, anteriormente, que a votação do projeto com restrição de benefícios a invasores de terra não foi acordada na reunião do colégio de líderes. A equipe de Lira negou que a pauta fosse surpresa.