Web – fígado
Não é só álcool: veja 3 hábitos comuns que podem prejudicar o fígado
Saiba quais práticas podem comprometer a saúde hepática ao longo do tempo
Leia a reportagem completa
O papel do fígado
O fígado é um dos órgãos que mais trabalham no corpo: desintoxica, ajuda na digestão, armazena nutrientes e regula o metabolismo. Ele tem uma incrível resiliência e capacidade de regeneração, mas não é indestrutível.
Web – fígado *** Local Caption *** Man with yellow eyes on blurred background, closeup. Symptom of hepatitis
Sinais
Hábitos ruins podem causar cirrose (formação de tecido cicatricial no fígado) ou insuficiência hepática. Mas essas doenças podem ser silenciosas. No início, causam sintomas como cansaço ou náusea. Com a progressão, surgem sinais claros, como pele e olhos amarelados.
Causas dos problemas
A maioria das pessoas associa a doença hepática ao álcool, mas ele não é o único vilão. A seguir, conheça três hábitos comuns que também podem estar afetando o seu fígado.
Web – fígado
Má alimentação
Alimentos ricos em gordura saturada, como carne vermelha, frituras e salgadinhos processados, elevam o colesterol e favorecem o acúmulo de gordura no fígado, aumentando os riscos à saúde hepática.
Saiba mais
Esse acúmulo de gordura pode levar à chamada doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD), que prejudica a função do órgão e pode evoluir para inflamação, cicatrizes e até cirrose.
Uso excessivo de analgésicos
Remédios como o paracetamol são seguros, mas o uso em excesso pode ser perigoso. Ao metabolizar alguns fármacos, o fígado produz uma substância tóxica chamada NAPQI. Em caso de overdose, ela pode causar insuficiência hepática aguda.
Web – fígado
Fumar
A maioria das pessoas associa o tabagismo ao câncer de pulmão, mas o hábito também prejudica o fígado. A fumaça do cigarro contém milhares de toxinas que sobrecarregam o órgão, danificam suas células e contribuem para doenças como a cirrose.
Conheça mais hábitos que podem estar prejudicando o seu fígado:
Leia aqui