BRAIP ads_banner

Lula diz que não indica presidente do BC para o mercado, mas para o Brasil | Política

CasaNotícias

Lula diz que não indica presidente do BC para o mercado, mas para o Brasil | Política

Oprah Winfrey no Brasil: público compartilha encontro com apresentadora
Conheça caminhões elétricos pesados, em teste nas rodovias do Brasil
Governo de SP cria fundo para financiar projetos de transição energética | Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não indica presidente do Banco Central para o mercado, mas para o Brasil. Em entrevista para o UOL na manhã desta quarta-feira (26), ele frisou que a indicação é para cuidar dos interesses do país, mas disse não estar “pensando ainda” na sucessão de Roberto Campos Neto.

“A reunião foi para discutir a meta inflacionária”, afirmou, acrescentando que a novidade foi estabelecer a meta contínua de inflação.

O presidente afirmou Galípolo é altamente capacitado, mas “eu não estou pensando ainda no BC”. “Não estou pensando no presidente do BC”, destacou. Lula afirmou ainda que o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, teve total autonomia em seu mandato anterior. “Meirelles teve total autonomia”, contou.

Sobre o fato de o mercado ficar preocupado com a possibilidade de indicação do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, ou do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para a presidência do BC, Lula disse que não indica presidente do BC para o mercado e é preciso aceitar isso.

Durante a entrevista, Lula disse que a pergunta que sempre faz é se há necessidade de manter a taxa de juros em 10,5% ao ano, se a inflação está em 4%. Na avaliação dele, é preciso o país caminhar par uma taxa de juros que dá capacidade de crescimento para o país. “Temos que manter a inflação controlada”, contou. “A inflação está controlada neste país”, contou.

Presidente Lula — Foto: Imagem Valor Econômico

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner