BRAIP ads_banner

Gleisi rebate Castro e diz que governador faz “exploração política” de tragédia causada pelas chuvas | Política

CasaNotícias

Gleisi rebate Castro e diz que governador faz “exploração política” de tragédia causada pelas chuvas | Política

Receita Federal prorroga entrega do Imposto de Renda em municípios do RS atingidos por chuvas
Com 70% da cidade sem água, prefeito sugere que moradores com casa no litoral deixem Porto Alegre
Fortes chuvas deixam ao menos um morto nos Emirados Árabes Unidos

Em resposta às críticas do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou neste domingo que o governo federal prestou apoio ao Estado após as fortes chuvas que atingiram municípios fluminenses neste fim de semana.

“Lamento que o governador Cláudio Castro queira fazer exploração política de um desastre que afeta a vida de centenas de pessoas. Ao contrário do que ele disse, o governo federal não se omitiu diante das fortes chuvas no Rio neste fim de semana”, publicou a ministra em suas redes sociais.

No sábado, o governador do Rio afirmou que nenhum representante do governo federal entrou em contato para apoiar o Estado.

“Eles geralmente não se interessam muito no que o povo passa ou não. Não teve nenhuma ligação para o governo do Estado, nada. As preocupações deles são outras, não são geralmente da vida das pessoas”, declarou em entrevista coletiva sobre as ações do governo estadual.

Gleisi retrucou Castro e afirmou que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil está atuando junto às Defesas Civis de Angra dos Reis e Petrópolis e outros municípios desde a última quinta-feira, quando foram emitidos os alertas de chuvas fortes no Rio.

“Nosso secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, está em contato com os prefeitos e hoje mesmo, sem demora, foi assinado pelo governo federal o Reconhecimento Sumário da Situação de Emergência nos dois municípios”, completou Gleisi na publicação deste domingo.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o governador do Rio acumula embates com o governo federal nos últimos meses. Na última quinta-feira, Castro se reuniu no Palácio do Planalto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para se queixar do fato de o governo federal ter excluído o Estado dos eventos relacionados ao encontro do G-20 realizado em novembro na capital fluminense.

A cidade do Rio registrou acumulados de chuva de mais de 100 milímetros nas últimas 24 horas em diversas estações meteorológicas do Sistema Alerta Rio.

Em Angra dos Reis, no litoral, a prefeitura decretou situação de emergência e a Defesa Civil usou botes para resgatar famílias ilhadas. Mais de 340 pessoas tiveram que sair de casa. Na região Serrana do estado, em Petrópolis, o rio transbordou e ruas do centro histórico ficaram alagadas.

Cláudio Castro afirmou em coletiva neste domingo que o Rio de Janeiro está em estado de “atenção total” por conta das chuvas.

“Dos 470 pontos de monitoramento, não chove em apenas 100. Podemos dizer que está chovendo no Estado inteiro”, afirmou Castro. “Estamos com o estado em atenção total”.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner