BRAIP ads_banner

Saúde bucal: 4 mudanças nos dentes e nas gengivas que merecem atenção

CasaNotícias

Saúde bucal: 4 mudanças nos dentes e nas gengivas que merecem atenção

Atletas paralímpicos brasileiros tiveram ‘treino’ para melhorar o sono
O efeito placebo também tem poder para a saúde; saiba como funciona
Quatro pessoas morrem afogadas no litoral de SP; bombeiros buscam dois desaparecidos

O que está acontecendo dentro da sua boca? Talvez pareça que suas gengivas estão retraindo um pouco ou que seus dentes estão se deslocando. Em alguns casos, essas mudanças podem estar relacionadas à idade e não precisam causar preocupação. Em outros, podem sinalizar uma condição subjacente que requer cuidados. Veja a seguir alterações que merecem atenção e como proceder em cada uma delas.

Retração de gengivas

Parece que seus dentes estão ficando mais longos? Eles não estão crescendo; suas gengivas estão se afastando dos seus dentes (retraindo). Isso pode acontecer se você escovar os dentes agressivamente. “Se você escova com muita força, irrita as gengivas, e elas se afastam da fonte de irritação”, diz Lisa Thompson, especialista em odontogeriatria na Harvard School of Dental Medicine.

Mudanças nos dentes podem estar relacionadas à idade e nem sempre demandam procedimentos específicos Foto: cherryandbees/Adobe Stock

A retração de gengivas também pode sinalizar doença gengival. Isso é causado pelo acúmulo de placa nos dentes, que leva à irritação, inchaço e sangramento das gengivas. Esse estágio inicial da doença, chamado gengivite, pode avançar até uma retração abaixo da linha da gengiva, tornando-se periodontite, e destruir o ligamento e o osso que seguram o dente no lugar. Nesse ponto, você pode experimentar dor nas gengivas, abscessos (bolsas de pus infectadas) e perda de dentes.

Seja gentil ao escovar. A escovação deve ser uma massagem suave, não uma esfrega vigorosa. Além disso, certifique-se de escovar e usar fio dental pelo menos duas vezes ao dia e buscar atendimento odontológico regular.

“A gengivite pode ser revertida. E uma vez que a doença periodontal esteja sob controle, podemos impedi-la de piorar, desde que você mantenha uma boa higiene oral e vá ao consultório do dentista regularmente para limpezas profundas”, afirma Lisa. “Se você perdeu dentes por causa da doença gengival, pode ser necessário fazer cirurgia, colocar enxertos ósseos, implantes dentários ou uma ponte fixa ou removível”.

Deslocamento de dentes

É difícil dizer apenas olhando para o seu sorriso, mas seus dentes se deslocam ligeiramente ao longo da vida. Afinal, submetemos os dentes a uma grande quantidade de estresse à medida que eles trituram e moem comida quando comemos. “A pressão da sua língua empurrando os dentes também contribui para o deslocamento sutil”, diz Lisa. Em alguns casos, essa migração pode fazer diferença na sua mordida ou fala.

Deslocamentos significativos dos dentes — o tipo que muda sua aparência — são causados por doença gengival ou perda óssea.

Fale com seu dentista. Para deslocamentos menores, você pode ser um candidato a aparelhos, que colocam pressão nos dentes para mudar sua posição. Não se preocupe — os aparelhos estão mais avançados e não doem tanto quanto anos atrás. Além disso, você pode não precisar dos que são colados aos dentes; alinhadores plásticos podem fazer o trabalho.

Para deslocamentos significativos, você precisará tratar primeiro os problemas subjacentes, como a doença gengival, antes de considerar aparelhos.

Mudança na cor do dente

A camada externa branca e brilhante (esmalte) dos seus dentes muda com o tempo. Ela pode se tornar cinza ou amarela devido ao tabagismo ou ao consumo de alimentos e bebidas que mancham os dentes (como café ou chá). O esmalte também pode se tornar levemente translúcido devido a uma mudança em sua proporção de água ou devido ao ranger dos dentes (que desgasta o esmalte).

Considere usar clareadores. O tipo usado nos consultórios odontológicos — protetores de plástico ajustados com produtos químicos clareadores — é o mais eficaz. Você também pode considerar colocar facetas, que são capas de porcelana para as superfícies dos dentes.

Se você suspeitar que range os dentes à noite, consulte seu dentista, que será capaz de detectar sinais reveladores. Se você range, Lisa recomenda usar uma placa de mordida à noite “para proteger seus dentes de danos futuros enquanto você dorme”. “Um dispositivo feito sob medida no consultório do dentista será mais forte e confortável do que as versões disponíveis sem receita.”

Redução da dor

Seus dentes estão menos sensíveis do que costumavam ser? Isso é bom se você estiver bebendo algo gelado ou precisar de um procedimento odontológico, mas menos sensibilidade também tem riscos.

A redução da dor nos dentes é causada pelo espessamento da dentina, o material amarelo e poroso abaixo do esmalte dentário. O acúmulo de dentina ocorre com a idade. “À medida que a dentina engrossa, os nervos dentro dos dentes encolhem. Você sente menos dor, mas também pode perder os sinais de alerta de uma cárie ou outro problema que esteja surgindo, e isso pode continuar por tanto tempo que chega a um estágio avançado”, diz Lisa.

Continue com a escovação e o uso do fio dental diariamente, e faça limpezas no consultório pelo menos duas vezes por ano. Como todas as condições de saúde, problemas odontológicos são mais fáceis de tratar quando detectados precocemente.

Aviso: Este conteúdo não deve ser usado como substituto da orientação direta de profissionais de saúde.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner