BRAIP ads_banner

Estados Unidos reabrem embaixada com festa e desconfiança mútua

CasaNotícias

Estados Unidos reabrem embaixada com festa e desconfiança mútua

Nova vacina contra a covid-19 é enviada a 12 Estados
Grupo que furta celulares em eventos é alvo de operação em três estados
Estados podem elevar imposto do AliExpress, Shopee e Shein

Falando em espanhol aos presentes, John Kerry reconheceu que o isolamento, segundo ele mútuo, entre Estados Unidos e Cuba não foi o correto e que o momento de se seguir a uma direção mais promissora, complementou John Kerry. Se novos tempos sinalizam para um convívio pacífico, quais os motivos que levaram a um rompimento de relações que durou tanto?

A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição de um presidente que tinha apoio dos Estados Unidos. Os cubanos estavam descontentes com a política do ditador Fulgêncio Batista, que na verdade havia sido eleito pelo voto popular em 1951, mas destituído do cargo, retornara ao comando do país com poderes ditatoriais a partir de 1955. Foi quando um grupo guerrilheiro comandado por Fidel Castro, opositor do regime, entrou em luta armada em Sierra Maestra, contra a guarda nacional do presidente e a 1º. de janeiro de 1959, enquanto o mundo saudava mais um ano novo, Fidel e seus liderados se apossaram de Havana, capital do país e destituíram Batista que por sua vez, se refugiaria nos Estados Unidos.

Outro comandante do exército rebelde era, Ernesto “Che” Guevara, médico e argentino que ajudou os guerrilheiros a se tornarem mais populares. Se referindo aos Estados Unidos, Guevara dizia que a Revolução Cubana significava a vitória do menor sobre o maior bem como a primeira derrota do imperialismo na América Latina.

Guevara era um político diferente dos demais. Dono de um carisma excepcional, emocionava as plateias com seu discurso firme e ao mesmo tempo romântico em que citava por vezes versos poéticos escritos por ele ou outros autores. Chegou a ser condecorado no Brasil, pelo então presidente Jânio Quadros , que se dizia seu admirador. É o autor da célebre frase “seja duro, mas sem perder a ternura.” Acredita ser possível ampliar a revolução a outros países, passando a organizar um movimento guerrilheiro na Bolívia, onde foi morto pelo exército boliviano em La Higuera, a 7 de outubro de 1967.

A política de Cuba especialmente na área econômica desagradava os Estados Unidos, pois até a revolução se mantinha no país uma verdadeira máfia que administrava hotéis, cassinos e casas noturnas. Eram muitas as pressões de ambos os lados e os Estados Unidos acabaram rompendo relações diplomáticas até que 1962, espiões americanos descobrem a presença de mísseis nucleares em Cuba. Este é o princípio da chamada “crise dos mísseis” com os Estados Unidos bloqueando a costa cubana.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0