BRAIP ads_banner

Equador vai exigir vacinação contra febre amarela de visitantes do Brasil e de outros 3 países

CasaNotícias

Equador vai exigir vacinação contra febre amarela de visitantes do Brasil e de outros 3 países

Escala 6×1: como a jornada de trabalho pode impactar a saúde dos trabalhadores
Os segredos para voar com saúde, de acordo com médicos que cuidam de pilotos
Água quente com limão traz algum tipo de benefício para a saúde?

Brasileiros e residentes no Brasil que visitarem o Equador precisarão agora apresentar certificado de vacinação contra a febre amarela para poderem ingressar no país. A medida é válida a partir do próximo dia 12 e será igualmente cobrada de viajantes vindos da Bolívia, Colômbia e Peru.

A exigência também se aplica a visitantes de qualquer nacionalidade que tenham permanecido por mais de dez dias nesses países antes de ingressar no Equador. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde equatoriano nesta quinta-feira, 1.º, através do X (antigo Twitter).

Um profissional da saúde prepara uma vacina contra febre amarela para vacinar viajantes no terminal de ônibus em Bogotá, Colômbia, quarta-feira, 16 de abril de 2025. Foto: Fernando Vergara/AP

No comunicado, o governo informa que também iniciará uma campanha de vacinação nas províncias amazônicas equatorianas (fronteiriças com a Colômbia e o Peru) e para pessoas que viajem para a região da selva.

A febre amarela é uma doença viral hemorrágica aguda, endêmica de áreas tropicais da América Central e do Sul. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados.

Até a última segunda-feira, 28 de abril, o Equador registrou três casos de febre amarela, segundo o ministro da Saúde, Edgar Lama, que descartou que o país esteja em uma “situação semelhante à da Colômbia e do Peru, que apresentam muitos casos”.

Há duas semanas, a Colômbia declarou emergência sanitária devido a um surto da doença, que já havia causado pelo menos 34 mortes.

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças elevou para o nível 2 o alerta para febre amarela na América do Sul e recomendou a vacinação para quem for viajar a determinadas áreas da Bolívia, Colômbia e Peru. /Com informações de AFP

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner