Qualquer beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode acompanhar o andamento do seu benefício gratuitamente apenas com o número do CPF. A instituição possibilita a consulta pela internet, aplicativo e central de atendimento ao cidadão.
Como consultar o benefício do INSS pelo CPF
O cidadão pode consultar o status do seu benefício do INSS pelo número de CPF, sem pagar nada por isso.
- Ligue 135;
- Peça ao atendente para verificar a situação da sua solicitação.
Essa consulta é importante para o beneficiário manter seu cadastro atualizado e, assim, não correr risco de perder o benefício solicitado. O prazo de resposta ao INSS é de 30 dias, prorrogável por mais 30, mediante justificativa.
Se a exigência não for cumprida, o pedido pode ser concluído com as informações que o INSS possui e ter com consequências:
- Pagamento de benefício de menor valor do que o adequado;
- Cancelamento do pedido por desistência.
Como saber o dia que vou receber o pagamento do INSS
Para saber o dia exato do pagamento do INSS, é preciso ter em mãos o número do benefício. Essa numeração é única e segue o padrão de 10 dígitos, no formato “123456789-0”.
O algarismo que determina o dia do pagamento é o último antes do dígito. No exemplo acima, seria o número 9.
Outra forma de saber quando o pagamento do INSS vai cair é por meio do extrato mensal, disponível no portal ou aplicativo ‘Meu INSS’.
Como consultar os valores a receber
Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar o valor a receber do seu benefício pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou no site meu.inss.gov.br. Outra opção é pelo telefone, ligando na central 135. Neste caso, o atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h; o beneficiário precisa informar o número de CPF e confirmar dados cadastrais.