Chás: como fazer? Aprenda a tirar o máximo proveito dos benefícios
Infusões podem acalmar, melhorar a digestão e até contribuir para a saúde cardiovascular
Benéficos
Não bastasse dar aquela esquentada, muito oportuna no inverno, certas bebidas feitas de plantas, como os chás, reúnem compostos benéficos, atestados pela ciência.
A planta Camellia sinensis, dos chás verde, preto e branco, é a mais analisada. Mas ervas populares como camomila, erva-doce, hortelã, entre outras, também são alvo de estudos.
Poder antigo
Muito do que se comprova hoje, inclusive, já se conhecia há milhares de anos. “O costume de usar as folhas de chá para dar um bom sabor à água fervida surgiu na China, por volta de 2700 a.C.”, conta Raúl Cotes, expert em chá, da Tea Shop.
Como escolher
Alguns cuidados são necessários na escolha das ervas, como adquirir a planta em estabelecimentos conhecidos e, nas lojas com venda a granel, tentar sentir o cheiro e avaliar a aparência, observando possíveis sinais de mofo.
“Vale verificar se o produto tem algum tipo de identificação de qualidade, se traz o nome científico da planta e do farmacêutico ou agrônomo responsável, e atentar para a data de validade”, ensina a nutricionista Vanderli Marchiori.
Preparo
“Como as espécies contêm muitos compostos voláteis, é fundamental tampar as preparações por alguns minutos para evitar que escapem”, explica o farmacêutico João Ernesto de Carvalho, da Unicamp. A tendência é que tais substâncias sejam incorporadas ao líquido.
Ao natural
“Para uma experiência de apreciação completa, a sugestão é não adicionar açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante às bebidas”, acrescenta Vera Rustomgy, professora de Tecnologia em Gastronomia do Senac EAD.
Confira o perfil dos tipos mais populares de chás:
Leia a reportagem
Veja mais Web Stories