Protestos ocorrem em diversas cidades do país neste domingo (21) contra a chamada PEC da Blindagem e também contra a anistia a golpistas do 8 de janeiro. As manifestações foram convocadas por políticos, movimentos sociais, artistas e influenciadores. No Rio, o ato terá a participação dos cantores Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
- Leia também: Contra PEC da Blindagem, manifestantes estendem bandeira do Brasil na Avenida Paulista
No ato deste domingo, além de críticas às propostas de anistia e da PEC da Blindagem, os participantes gritaram palavras de ordem contra o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Também houve críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A PEC da Blindagem foi aprovada pelo plenário da Câmara na semana passada por 344 votos a 133. O texto ainda não passou pelo Senado. Segundo a proposta, deputados e senadores só podem ser alvo de ação penal após autorização prévia do Congresso.
Além da PEC da Blindagem, avança na Câmara uma proposta de anistia aos condenados do 8 de janeiro. O texto também pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) condenado a 27 anos de prisão por golpe de Estado.
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, disse neste domingo (21) que as manifestações marcadas para acontecer em diversos Estados enfraquecem a proposta de anistia a acusados de golpe e a PEC da Blindagem. A declaração ocorreu durante o ato realizado em Brasília.
“É uma virada. Uma virada grande. O projeto de anistia e a PEC da blindagem perdem força. E perde força também a revisão de penas. A gente espera que essa virada popular facilite a aprovação de projetos de interesse do governo e da população”, disse a jornalistas.
Mais cedo, ele discursou aos manifestantes. Disse que o ato de Brasília já é o “maior dos últimos tempos” e que havia cerca de 50 mil pessoas presentes. Ainda não há uma estimativa oficial do número de participantes.
“Já é a maior dos últimos tempos. E essa manifestação está sendo um esquenta. Porque todo o Brasil vai parar. Estou saindo daqui para ir ao evento em Copacabana. Em São Paulo, a mobilização também vai ser grande. Hoje nós podemos marcar essa data como a data da vitória do povo. Hoje, nas ruas do Brasil, nós estamos decretando: a PEC da bandidagem está enterrada”, disse.