BRAIP ads_banner

‘Estoques de vacinas no País estão abastecidos’, diz Ministério da Saúde

CasaNotícias

‘Estoques de vacinas no País estão abastecidos’, diz Ministério da Saúde

Já ouviu falar no buriti? Farinha do fruto traz benefícios à saúde e ao meio ambiente
O cérebro do homem muda quando ele se torna pai; entenda o que acontece
Congresso aprova projeto de lei que estabelece Plano Nacional em Demência

O Ministério da Saúde afirmou nesta sexta-feira, 27, em nota, que atendeu a “todas as solicitações” de imunizantes dos Estados nos últimos meses do ano. “Os estoques de vacinas no país estão abastecidos.”

O Estadão havia mostrado, em novembro, que ao menos 11 estados e o Distrito Federal registravam falta de algum tipo de vacina. Anteriormente, em setembro, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que 64,7% dos 2.415 municípios questionados relatavam falta de vacinas.

Na foto, profissional de saúde prepara dose de vacina contra a covid-19 para aplicação, em SP Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Na época, confrontado com os dados de levantamento do Estadão, a pasta disse que não havia falta, mas que tinha enfrentado “desafios momentâneos na distribuição de algumas vacinas devido a problemas com fornecedores e produção limitada global”.

Dias depois, a pasta convocou uma coletiva na qual informou que queria diversificar fornecedores de vacinas para evitar falhas no abastecimento de imunizantes no País, e que pretendia criar uma plataforma para monitorar estoques e acompanhar a distribuição de doses em todo território nacional. O painel está disponível neste link.

Varicela

No comunicado desta sexta, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, garantiu que o abastecimento de todas as vacinas do calendário básico está em 100%, inclusive as injeções contra varicela que sofria com pendências devido a uma escassez mundial de matéria-prima.

“Hoje, contamos com três fornecedores para essa vacina, assegurando a normalização ao longo do primeiro semestre de 2025″, afirmou Gatti. A pasta prometeu normalizar a oferta desta vacina até o início do ano.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner