O Programa Voa Brasil, do governo federal, oferece passagens aéreas por até R$ 200 em voos domésticos para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em vigor há um ano, o programa conseguiu vender apenas 1,5% das 3 milhões de passagens ofertadas.
O teto de R$ 200 no preço da passagem não inclui as tarifas de embarque, que são acrescidas no momento da compra, o que pode alterar o custo final do bilhete. Além disso, a venda é limitada. Cada beneficiário pode adquirir até dois bilhetes por ano, independentemente do critério de renda.
Quem pode participar do Voa Brasil?
Para participar, é necessário que o usuário tenha se aposentado pelo INSS até dezembro de 2024. Não há nenhum critério de renda. O único pré-requisito, além da aposentadoria, é que a pessoa não pode ter viajado de avião nos últimos 12 meses.
Aposentados que viajaram de avião no último ano precisam aguardar por 12 meses a partir da data do voo para que se tornem elegíveis novamente.
No lançamento do programa, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que posteriormente os estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) seriam incluídos no programa. A inclusão destes grupos ainda não ocorreu. Segundo o ministério informou ao Valor, a extensão permanece sendo avaliada.
Como comprar passagem aérea pelo Voa Brasil
Para comprar as passagens pelo Voa Brasil, é necessário seguir o passo a passo a seguir:
- Acesse o portal do programa;
- Clique em “Entrar com o gov.br” e faça login com sua conta de nível prata ou ouro;
- Somente usuários que atendem aos critérios do programa poderão visualizar as passagens disponíveis;
- Na área de busca, informe origem, destino e datas da viagem. Caso deseje apenas um trecho, selecione a opção “Somente ida”. Depois, clique em Buscar;
- Escolha os voos disponíveis na data selecionada. Se não houver ofertas, tente datas próximas ou retorne mais tarde. A liberação de assentos é dinâmica e depende da disponibilidade das companhias aéreas;
- Após selecionar o voo, clique em Avançar para confirmar a reserva;
- Preencha seus dados pessoais, confirme as informações e clique em Reservar. Você terá 1 hora para concluir a compra no site da companhia aérea;
- Clique em Ir para o pagamento para ser redirecionado ao site da empresa aérea;
- Finalize a compra diretamente com a companhia e acompanhe os detalhes da sua viagem na aba “Minhas Viagens”, utilizando o código localizador gerado.
Outras pessoas podem ajudar no processo de compra, mas o benefício é exclusivo do titular e não pode ser transferido. Ou seja, somente o aposentado cadastrado no programa poderá embarcar e realizar a viagem.
Quando lançado, o programa tinha mais de 3 milhões de passagens disponíveis aos beneficiários. Porém, segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, até o momento foram realizadas cerca de 45 mil reservas de passagens, ou seja, 1,5% do total disponibilizado.
Desde o início do programa, a maior parte das reservas foi feita por passageiros do Sudeste, que responde por 43% do total. Em seguida, aparece o Nordeste, com 40% das emissões. O Centro-Oeste representa 8% das reservas, enquanto o Sul e o Norte registraram, respectivamente, 5% e 3% da demanda.
Os destinos mais procurados foram:
- São Paulo: 12.771 passageiros
- Rio de Janeiro: 3.673 passageiros
- Recife: 3.509 passageiros
- Brasília: 3.000 passageiros
- Fortaleza: 2.843 passageiros
- Salvador: 2.601 passageiros
- João Pessoa: 1.587 passageiros
- Maceió: 1.507 passageiros
- Belo Horizonte: 1.254 passageiros
- Natal: 1.150 passageiros
*Estagiário sob supervisão de Diogo Max