O Ministério da Saúde anunciou nesta semana a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue com doses de imunizantes que estão próximas à data de vencimento.
A faixa etária passará de 10 a 14 anos para 6 a 16 anos em municípios que ainda tiverem com um alto número de doses a vencer em 30 de abril. Esses imunizantes fazem parte do quantitativo doados ao Brasil em fevereiro.
Segundo o Ministério da Saúde, os municípios que permanecerem com baixa adesão poderão ampliar para o público especificado na bula da vacina da dengue, que vai dos 4 aos 59 anos. Essa medida deverá ser adotada em caso de necessidade, para que não haja desperdício das doses.
O público que receber os imunizantes terá a segunda dose garantida.
Anteriormente, o Ministério da Saúde já havia orientado aos estados que as doses próximas ao vencimento fossem redistribuídas internamente para outros municípios.
A terceira remessa da vacina da dengue atendeu 686 municípios do país e, no total, 930 mil doses foram distribuídas.
A pasta diz já ter adquirido todo o estoque disponível de vacinas contra a dengue para 2024 e 2025. A previsão é que até o fim do ano, o Brasil receberá 5,2 milhões de doses, além da doação de 1,3 milhão de unidades.
Ao todo, 3,2 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal com duas doses.