BRAIP ads_banner

Trump quer agendar reunião entre Putin e Zelensky após cúpula de segunda-feira | Mundo

CasaNotícias

Trump quer agendar reunião entre Putin e Zelensky após cúpula de segunda-feira | Mundo

“É o pai dos meus filhos“, brinca Fernanda sobre amizade com Pitel após BBB 24
Extradição de Assange fica próxima após EUA apresentarem garantias a tribunal britânico
Paciente com câncer recupera a voz após raro transplante de laringe: ‘Minha mãe pode me ouvir’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) que a reunião com líderes europeus ainda hoje pode levar a um encontro trilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, e Volodymyr Zelensky. Trump recebeu o líder ucraniano na Casa Branca para abordar a questão da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O tom entre os dois líderes melhorou significativamente em relação à última visita de Zelensky ao Salão Oval, em fevereiro, que terminou em um confronto público amargo com Trump e levou brevemente os EUA a suspender o apoio militar.

“Estamos prontos para uma trilateral”, disse Zelensky, acrescentando que seu país ainda precisa do apoio tanto dos EUA quanto dos aliados europeus.

Falando a repórteres no Salão Oval, com Zelensky sentado ao seu lado, Trump também abandonou sua exigência de um cessar-fogo imediato como condição para novas negociações, após se reunir com Putin na sexta-feira, e recuou da ameaça de impor medidas punitivas a Moscou, alinhando-se à posição do Kremlin de que as negociações com a Ucrânia devem se concentrar em um acordo de longo prazo.

“A guerra vai acabar quando acabar. Não posso dizer [quando], mas a guerra vai acabar, e este senhor [Zelensky] quer que ela acabe, e Vladimir Putin quer que ela acabe”, disse Trump.

O presidente dos EUA evitou responder sobre que tipo de garantias de segurança os EUA poderiam fornecer à Ucrânia — um pedido crucial de Kiev — mas afirmou que qualquer acordo proporcionaria uma paz duradoura.

Após o encontro bilateral, Trump e Zelensky participarão de conversas com o primeiro-ministro alemão Friedrich Merz, o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Entre os visitantes também estão o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, e o presidente da Finlândia, Alexander Stubb.

Trump ainda afirmou no Salão Oval que ligaria para Putin após as reuniões com os europeus na Casa Branca, completando que havia falado com o presidente russo “indiretamente” antes de se encontrar com Zelensky.

“Teremos uma conversa telefônica logo após essas reuniões hoje, e podemos ou não ter uma [reunião trilateral]”, disse o presidente dos EUA. “Acho que, se tivermos um trilat, há uma boa chance de talvez encerrá-lo. Mas ele está esperando minha ligação quando terminarmos esta reunião”.

Volodymyr Zelensky e Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca — Foto: Julia Demaree Nikhinson/AP

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner