O presidente Donald Trump poderá retirar Elon Musk do governo dos Estados Unidos nas próximas semanas, segundo o site americano “Politico”. O bilionário lidera atualmente o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), encarregado de reduzir os custos e o tamanho do Estado.
Trump já teria anunciado a decisão para membros de seu gabinete, porém sem uma data definida.
Ao ser questionada pela notícia, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse hoje que Musk deixará o serviço público “quando seu trabalho no Doge estiver completo”.
Apesar de deixar o governo, há a expectativa de que Musk assuma um papel informal como conselheiro da Casa Branca e que não deixe de frequentar o círculo íntimo do governo, segundo o “Politico”.
A possibilidade da saída de Musk do governo ocorre um dia depois da derrota de seu candidato na disputa para uma vaga na Suprema Corte de Wisconsin. Ao apoiar publicamente o candidato Brad Schimel e doar US$ 22 milhões para a campanha, Musk tornou a disputa na mais cara da história americana para um cargo judicial. Em contrapartida, democratas que apoiaram a candidata vencedora Susan Crawford fizeram da disputa um referendo sobre a atuação do dono da Tesla no governo americano.