Durante um evento na Casa Branca sobre a Copa do Mundo nesta sexta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exibiu inesperadamente uma foto dele ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sugerindo que o russo pode comparecer ao evento esportivo nos EUA no próximo ano.
Sobre os esforços para buscar a paz na guerra na Ucrânia, Trump afirmou que, em duas semanas, deve ter uma definição sobre a possibilidade de avançar em sua tentativa de encerrar o conflito, e voltou a mencionar a perspectiva de impor sanções a Moscou.
“Veremos o que acontece”, disse Trump sobre as negociações em andamento. “Acho que em duas semanas saberemos qual caminho vou seguir. Será uma decisão muito importante, que dependerá de sanções massivas, tarifas ou ambos, ou ainda de não fazer nada e dizer ‘a luta é de vocês’.”
O presidente também acrescentou que “não estava feliz” com o ataque da Ucrânia a instalações do oleoduto russo.
Durante o evento, que contou com a presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino, Trump afirmou ainda que o processo para que turistas consigam visto para participar da Copa do Mundo será facilitado, dependendo do país de origem.