BRAIP ads_banner

Sul do Brasil terá semana de chuva; ar quente e seco predomina na maior parte do país

CasaNotícias

Sul do Brasil terá semana de chuva; ar quente e seco predomina na maior parte do país

Marcha das Margaridas retorna a Brasília com expectativa de mais de 100 mil mulheres de todo o Brasil
Criação de diretriz mundial para enfrentamento de pandemias esbarra em conflito entre Países
Ataque foi “limitado“ e para “mostrar direito de autodefesa“, diz embaixador do Brasil no Irã à CNN

A semana começará com chuvas na região sul do Brasil e com possibilidade de temporais no interior do Rio Grande do Sul. Também há possibilidade de chuva na região norte e nordeste do país, enquanto o ar quente e seco prevalece nas regiões sudeste e centro-oeste.

O Rio Grande do Sul terá um aumento da umidade após um final de semana com tempo aberto. Isso acontece por conta da atuação de cavados meteorológicos – correntes de vento que ajudam a formar nuvens de tempestade – e de sistemas de baixa pressão que estão atuando na Argentina e no Paraguai.

Segundo a Climatempo, o interior do estado gaúcho entra em alerta para temporais nos próximos dias. No noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, há alerta de temporais com raios e rajadas de ventos de até 90km/h.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou, neste domingo (21), para riscos de transtornos devido ao alto volume de chuva nos próximos dias nas regiões oeste, próximo ao centro e no norte gaúcho. Ainda de acordo com o órgão, nessas regiões, devido às chuvas persistentes, são esperados acumulados entre 40mm e 80mm, podendo passar de 100mm. A Defesa Civil também afirmou que não descarta temporais nessas áreas.

O Norte e Nordeste do Brasil também devem enfrentar chuva, com alerta na segunda-feira (22) para temporais no Amazonas, Pará e Maranhão.

As primeiras pancadas de chuva devem começar já pela manhã no Amazonas, no Acre e no estado de Roraima. Em Belém e no Amapá, chove a qualquer momento. A capital paraense terá uma segunda-feira (22) abafada por conta da influência da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical. Na região norte, o tempo deve seguir firme no sul do Tocantins, mas, na capital Palmas, a chuva pode vir forte na parte da tarde.

Também sob influência da ZCIT, o litoral norte do Nordeste deve ter temporais na segunda-feira (22). São esperadas chuvas em São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), e mesmo com a abertura de sol em alguns momentos, essas regiões voltam a ficar em alerta durante o período da tarde.

Ainda segundo a Climatempo, não há previsão de chuva para o sul do Piauí e o oeste da Bahia. O litoral norte da Bahia e a capital Salvador tem alerta para temporais com ventos de até 90km/h.

O começo de semana será de pouca chuva e temperaturas elevadas no centro-oeste. Em Campo Grande (MS), Goiânia e Brasília o tempo segue firme. O mesmo sistema de baixa pressão no Paraguai – que afeta o Rio Grande do Sul – pode levar chuva isolada para o Pantanal e o sul do Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, os termômetros chegam aos 34ºC na segunda-feira (22), mas pode chover forte à tarde no centro e região norte do estado.

Em todo o sudeste a previsão é de tempo firme, com calor no Rio de Janeiro (RJ), em Belo Horizonte (MG) e em São Paulo (SP). O alerta vai para a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 30% no estado de São Paulo – com exceção do Litoral, noroeste e triângulo mineiro, sul de Goiás e centro-leste do Mato Grosso do Sul. Em Vitória, no Espírito Santo, a umidade vinda do mar pode resultar em pancadas de chuvas rápidas e isoladas.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner