Sexo na terceira idade: veja 5 dúvidas e tabus sobre o assunto
Não importa qual a idade, a sexualidade vai ser sempre parte da vida e do envelhecimento saudável
Parte da vida
A sexualidade ainda é envolta em tabus, inclusive na terceira idade. Mas ela é um aspecto presente nas diferentes faixas etárias e não se restringe ao ato sexual. A seguir, veja dúvidas e preconceitos sobre o tema.
1- Diminuição da frequência é normal?
Sim. Porém, não significa que o casal se distanciou. Na verdade, ela ocorre porque quando envelhecemos sentimos uma necessidade menor de fazer uma série de atividades, entre elas o sexo.
2- O sexo pode melhorar com o envelhecimento?
Ele pode, sim, se tornar mais satisfatório com o envelhecimento. Mas isso tende a ocorrer quando o casal cresce e amadurece junto, com os mesmos propósitos.
3- É comum haver dor na penetração?
Isso pode realmente acontecer. Em geral, porque a queda do estrogênio observada na menopausa faz com que a vagina não lubrifique mais como antes. Mas é possível contornar essa situação.
4- Mudança no tempo de ereção
O homem também sofre com mudanças fisiológicas do envelhecimento. A duração e a rigidez da ereção não serão as mesmas de quando ele era mais jovem. Ao ficar mais velho, ele precisará de mais estímulos para conseguir ter a ereção.
5- Uso de acessórios
Existem várias formas de resgatar a intimidade e o prazer com o avançar da idade – é preciso adaptar-se às novas situações. Nesse sentido, o uso de acessórios sexuais pode ser uma alternativa.
Confira mais 5 dúvidas e tabus sobre sexo na terceira idade
Leia a reportagem
Veja mais Web Stories