BRAIP ads_banner

Reino Unido vai às urnas em pleito que deve levar os trabalhistas ao poder após 19 anos | Mundo

CasaNotícias

Reino Unido vai às urnas em pleito que deve levar os trabalhistas ao poder após 19 anos | Mundo

Os 88 anos do poeta Paulo Bomfim
Novela “A Viagem“ volta ao canal Viva 30 anos após sua estreia
Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos, diz ministério

O Reino Unido começou na manhã de hoje o processo para definir o novo parlamento do país, que deve marcar o fim de um governo de 19 anos dos conservadores, que deverão sofrer dura derrota dos trabalhistas.

Diversas pesquisas eleitorais feitas dias antes do pleito mostraram o Partido Trabalhista de Keir Starmer caminha para obter uma maioria de mais de 200 cadeiras no Parlamento britânico, que pode superar a maioria obtida por Tony Blair em 1997, que foi de 179 representantes.

Uma ampla vitória trabalhista também é esperada pelo Partido Conservador. Em publicação nas redes sociais, o primeiro-ministro Rishi Sunak já não fala em obter a maioria, mas em impedir uma supermaioria trabalhista, que daria ao partido maior facilidade em avançar com sua agenda.

O secretário do Trabalho do Reino Unido, Mel Stride, disse hoje que a eleição “provavelmente verá a maior vitória esmagadora do Partido Trabalhista que este país já viu”, segundo o “Financial Times”.

As urnas fecham hoje às 18h no horário de Brasília e os primeiros resultados deverão ser divulgados na madrugada de quinta para sexta-feira.

O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e sua esposa, Akshata Murty, caminham até um local de votação — Foto: Scott Heppell/AP

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner