O Reino Unido começou na manhã de hoje o processo para definir o novo parlamento do país, que deve marcar o fim de um governo de 19 anos dos conservadores, que deverão sofrer dura derrota dos trabalhistas.
Diversas pesquisas eleitorais feitas dias antes do pleito mostraram o Partido Trabalhista de Keir Starmer caminha para obter uma maioria de mais de 200 cadeiras no Parlamento britânico, que pode superar a maioria obtida por Tony Blair em 1997, que foi de 179 representantes.
Uma ampla vitória trabalhista também é esperada pelo Partido Conservador. Em publicação nas redes sociais, o primeiro-ministro Rishi Sunak já não fala em obter a maioria, mas em impedir uma supermaioria trabalhista, que daria ao partido maior facilidade em avançar com sua agenda.
O secretário do Trabalho do Reino Unido, Mel Stride, disse hoje que a eleição “provavelmente verá a maior vitória esmagadora do Partido Trabalhista que este país já viu”, segundo o “Financial Times”.
As urnas fecham hoje às 18h no horário de Brasília e os primeiros resultados deverão ser divulgados na madrugada de quinta para sexta-feira.