Webstorie – psyllium – saúde
Psyllium: há riscos ao usar essa ‘superfibra’?
Confira os cuidados indicados por especialistas
Leia a reportagem completa:
O que é o psyllium
Essa fibra, que vem conquistando fama, é extraída das sementes de um vegetal conhecido cientificamente como Plantago ovata.
Como o psyllium atua
“Ao se dissolver na água, ele forma um gel mais espesso que outros tipos de fibras, ocupando mais espaço no estômago”, detalha a nutricionista Lara Natacci, pós-doutora na USP e diretora clínica da DietNet. Veja, a seguir, seus principais benefícios.
Sabia mais:
Webstorie – psyllium – saúde
Para que serve?
Esse gel formado no estômago é capaz de aumentar a sensação de saciedade, reduzindo, assim, o apetite. Além disso, o composto vegetal contribui para a redução dos níveis de colesterol e glicemia.
Há riscos ao usar psyllium?
Sim. Se você não se hidratar direito, a “superfibra” pode causar constipação, dor abdominal e, em casos graves, até obstrução intestinal — para quem já teve problemas intestinais ou passou por cirurgias na região, o perigo é ainda maior.
Mais prejuízos
Além disso, consumir em grandes quantidades ou aumentar a dose muito rápido pode provocar gases, inchaço, desconforto abdominal e até diarreia — principalmente entre quem não tem o hábito de ingerir fibras (ou seja, boa parte da população).
Hidratação é essencial
Para evitar riscos, então, é fundamental beber bastante água, tanto na hora de consumir o produto quanto ao longo do dia, para ajudar o organismo a funcionar bem.
Quantidade segura de consumo
A recomendação é começar com 3 a 5 gramas ao dia. Depois, se o corpo estiver se adaptando bem, é possível aumentar aos poucos.
Webstorie – psyllium – saúde
Confira, em detalhes, as vantagens de usar o psyllium no dia a dia:
Leia a reportagem: