O Índice Consolidado PMI de atividade econômica do Brasil, calculado pela S&P Global, subiu dos 54,1 registrados em junho para 56,0 em julho, indicando o ritmo de expansão mais rápido desde junho de 2022.
“As taxas de crescimento aceleraram nos setores industrial e de serviços, com o último liderando a recuperação”, diz o relatório. “As empresas de serviços também observaram um aumento maior em novos pedidos do que aquelas do setor industrial. Ao nível consolidado, as vendas se expandiram ao ritmo mais acelerado em dois anos (igual ao mês de abril).”
O Índice PMI de Atividade de Negócios do Setor de Serviços do Brasil, também divulgado hoje pela S&P Global, ficou dentro da zona de expansão pelo décimo mês consecutivo, subindo de 54,8 em junho para 56,4 em julho.
“Uma expansão mais rápida na captação de novos negócios sustentou o aumento mais acelerado na atividade de negócios desde junho de 2022, mas a criação de empregos permaneceu moderada, à medida que a confiança nos negócios recuou”, diz a consultoria.
Na semana passada, a S&P Global havia informado que o Índice Gerente de Compras (PMI) do setor industrial brasileiro subiu dos 52,5 registrados em junho para 54,0 em julho, indicando a melhora mais rápida na saúde do setor desde abril e estendendo a sequência atual de crescimento para sete meses. Todos os dados são sazonalmente ajustados.