Um pé de maconha de 2,5 metros de altura e cerca de 15 kg foi apreendido em uma casa na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, pela Polícia Civil do estado.
Durante a primeira fase da operação, que teve início na terça-feira (16) e resultou na prisão de alguns indivíduos, os policiais encontraram uma casa no Morro do Lagarto com variedades de drogas como maconha, crack e cocaína, além de balanças de precisão e anotações para o tráfico. Na residência, os agentes descobriram também itens que haviam sido furtados em uma loja no centro do município na noite anterior.
No dia seguinte (quarta-feira, 17), os policiais retornaram até o local em continuidade das ações, e localizaram a casa em que a porção de skunk, que se trata da maconha potencializada na forma de flor e que tinha sido encontrada no dia anterior, estava sendo produzida.
Os pés de Cannabis sativa, nome científico da maconha, podiam ser vistos da rua. O dono da casa, que estava no local, foi preso e autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Quando ele foi questionado sobre os pés de maconha, alegou que se tratava de cultivo para consumo pessoal.
Ainda, no quintal da residência, foram localizados outras duas plantas menores.
*Sob supervisão de André Rigue