Países que não negociaram um acordo comercial ou não receberam uma carta tarifária do governo dos Estados Unidos serão notificados sobre os termos do comércio com o país até o fim do dia. A informação foi dada pela Casa Branca nesta quinta-feira (31).
A Casa Branca não deu detalhes sobre qual será a taxa cobrada dos países que ainda não foram notificados. Nos últimos dias, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que países sem acordo comercial com os EUA poderiam enfrentar uma alíquota universal de 15% a 20%.
Vários governos têm tentado dialogar com a Casa Branca para tarifas mais altas a partir de amanhã, quando se encerra o prazo dado por Trump para que os países negociassem acordos com os EUA. Mais cedo, o presidente americano conversou com a líder mexicana, Claudia Sheinbaum, e prorrogou por 90 dias o período das negociações com o México.
Ontem, Trump assinou um decreto em que impôs tarifa adicional de 40% sobre os produtos importados brasileiros, elevando a alíquota sobre o país para 50%. No entanto, o governo americano elaborou uma lista com quase 700 exceções, aliviando o impacto da medida para alguns setores da economia nacional.