O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), é o candidato ao Executivo carioca com maior engajamento nas redes sociais, conforme aponta levantamento feito pela FGV Comunicação Rio. A pesquisa mostra que o atual ocupante do cargo e que tenta a recondução ao posto domina com folga as interações no Instagram e no Facebook, enquanto aparece em segundo lugar no TikTok – atrás apenas do deputado federal Marcelo Queiroz (PP), que aposta em ser o “candidato fofo” da disputa.
De acordo com a pesquisa, o Instagram e, em menor grau, o TikTok são os principais canais de comunicação com eleitores em potencial. Na primeira rede, Paes tem 61,1% das interações registradas no período analisado. Em seguida, aparecem os deputados federais Alexandre Ramagem (PL), com 25,1%, e Tarcísio Motta (Psol), com 5%.
A ordem dos candidatos no rol é a mesma das pesquisas eleitorais – embora não se repitam os percentuais. Segundo o diretor da FGV Comunicação Rio, Marco Ruediger, o levantamento mostra que as redes refletem o mesmo fenômeno que tem ocorrido na disputa eleitoral carioca: a força de um centro político consolidado.
“Todos sabem quem o Paes é, e ele tem muito conteúdo, tanto em relação às entregas da prefeitura quanto a conexão que tem com a cultura carioca. Nesse sentido, o centro o vê como uma opção de segurança”, explica o especialista ao Valor.
“Já Ramagem não tem muita expressão, é um candidato que está lá quase para dizer que existe uma candidatura, marcar uma posição. Ele apostou na segurança pública, mas esse é um tema mais atribuído ao governador, não municipal”, completa.
Sobre Tarcísio, Ruediger aponta que há uma falha na comunicação de propostas, que gera um baixo engajamento e enfraquece a esquerda na cidade.
“No Rio, com Paes, a gente tem um grande centro político que afoga a polarização”, conclui o diretor.
No TikTok, quem detém o protagonismo é Marcelo Queiroz, com 80,1% das interações. Paes aparece na segunda posição, com 17,9%. De acordo com Ruediger, o discurso do candidato do PP se sai melhor na plataforma, ainda que nas pesquisas eleitorais ele seja pouco expressivo (ele tem 1% das intenções de votos, segundo a Quaest divulgada no dia 11 deste mês).
Queiroz tem apostado na imagem de “candidato fofo” na disputa. Sua principal bandeira é a causa animal e ele criou para sua campanha o “Caramelo”, uma animação de um cachorro vira-lata que interage com ele nas peças publicitárias.
“Esse é um tipo de discurso que engaja mais no TikTok, sobretudo em relação à conteúdos mais violentos. Esses têm mais força no Youtube, por exemplo. No TikTok, o conteúdo mais leve transita melhor”, diz Ruediger.
“Embora Queiroz não seja um candidato competitivo, como mostram as pesquisas, ele está construindo uma base própria com esse tipo de comunicação”, complementa.
Outro dado indicado na pesquisa da FGV é que Paes, ainda que tenha o maior volume de interação, teve uma queda nos engajamentos no Instagram, durante a última semana do período avaliado. Já candidatos menos conhecidos, como Queiroz e Cyro Garcia (PSTU), tiveram o maior crescimento.
Segundo o levantamento, na última semana avaliada, Queiroz teve um crescimento de 73,5% de engajamento, Garcia, 54,5%, e Alexandre Ramagem, 38,4%. Paes, por sua vez, teve uma redução de 45%.
O motivo para isso, segundo a pesquisa, é que candidatos mais conhecidos podem ter mais dificuldade de crescimento nas redes em comparação aos postulantes com menor projeção e que tendem a conquistar novos públicos durante o pleito.
“Postagens virais também colaboram com o crescimento dos candidatos, como observado nos conteúdos de Marcelo Queiroz denunciando casos de maus tratos e outros conteúdos sobre animais”, aponta também o levantamento.
Essas variações, porém, não foram suficientes para reduzir a hegemonia de Paes no Instagram, que mais da metade de interações totais na plataforma.