BRAIP ads_banner

Onda de calor fecha Torre Eiffel e coloca Europa em alerta vermelho | Mundo

CasaNotícias

Onda de calor fecha Torre Eiffel e coloca Europa em alerta vermelho | Mundo

Gerações Y e Z são as mais ansiosas, alerta psicóloga americana em livro: ‘Sensação de afogamento’
Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão que pode desabar no mar
OMS alerta para o uso excessivo de antibióticos durante pandemia; conheça os riscos

A onda de calor na Europa deve atingir seu pico nos próximos dias, gerando alertas vermelhos da França aos Alpes Suíços. O topo da Torre Eiffel ficará fechado para visitantes nos próximos dois dias, com as temperaturas em Paris chegando a 41°C nesta terça-feira (1º).

As temperaturas em toda a Península Ibérica podem subir ainda mais, com previsão de 43°C para partes da Espanha, que já registrou o junho mais quente da história este ano.

Máximas semelhantes podem ser alcançadas em Portugal, onde um recorde de 46,6°C foi registrado em Évora no domingo.

As temperaturas elevadas são causadas por uma rajada de ar saariano que foi capturada por um amplo sistema de alta pressão de longa duração conhecido como cúpula de calor.

As condições quentes e secas provocaram dezenas de incêndios florestais na Grécia, França, Portugal e Turquia. O calor foi amplificado por mares excepcionalmente quentes, especialmente nas costas da França e da Espanha, com partes do Mediterrâneo 6 °C acima do normal, de acordo com dados do Sistema de Observação e Previsão Costeira das Ilhas Baleares.

A mudança climática está aumentando a intensidade e a frequência das ondas de calor, ameaçando a saúde de milhões de pessoas e estressando os sistemas de energia. Os preços da energia estão subindo sob a pressão, especialmente nas horas da noite, quando a geração solar cai, mas a demanda por eletricidade atinge o pico. As necessidades de resfriamento permanecem altas durante todo o dia e persistem à noite.

As temperaturas elevadas também estão desencadeando eventos climáticos extremos, de tempestades violentas a incêndios florestais em toda a Europa, o continente que mais aquece. Cerca de 1.350 escolas francesas estão parcial ou totalmente fechadas devido ao calor extremo, enquanto mais de 5.000 casas sofreram cortes de eletricidade nas regiões de Ardèche e Drôme, de acordo com a France Info.

Na Itália, ordens de emergência regionais também foram emitidas para proibir o trabalho ao ar livre durante as horas mais quentes do dia até meados de setembro. As temperaturas na meca turística de Florença devem subir até 40 °C na quarta-feira.

A Alemanha emitiu alertas vermelhos de calor para cinco distritos a oeste de Colônia e três outras áreas no sul. Há alertas para tempestades violentas nos Alpes Suíços, enquanto as temperaturas da água da superfície em muitos lagos estão subindo. O Lago Genebra, o maior do país, subiu para 24°C, enquanto a água no Lago Lugano, na fronteira com a Itália, está em 28°C, de acordo com a Meteonews.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner