A 11ª edição World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, acontece em São Paulo, no Expo Center Norte. Em três dias de evento, que termina nesta quarta-feira (17), serão reunidos 27 mil profissionais, agentes e expositores de países como Brasil, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Uruguai, Itália, Espanha, França, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, China, Holanda, México, Ruanda, Tanzânia, África do Sul, Austrália e Azerbaijão, num total de mais de 40 destinos.
Um dos expositores é o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). O objetivo é promover o destino Minas, atrair investimentos e gerar novas oportunidades de negócios e empregos. No “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, sabores e fazeres dos mineiros são apresentados como atração turística, além do lançamento de rotas e novas iniciativas.
O estande de Minas conta com diversas ações para apresentar a culinária mineira, com um time de chefs de cozinha 100% feminino, a programação conta também com a mostra “São José – O artesão”, que esteve em cartaz no Palácio da Liberdade, durante a programação do Minas Santa 2024.
Novas rotas turísticas prioritárias de Minas Gerais também são apresentadas durante o evento, como a rota Café do Cerrado.
Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil em 2023 e faturou R$ 34 bilhões com a atividade. Com 31 milhões de turistas recebidos em 2023, o estado ocupou o primeiro lugar na variação do volume da atividade turística acumulada nos últimos 12 meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“São resultados do tempo pós pandemia. 2021 foi um ano bom, 2022, 2023 veio um “boom” no setor em Minas e agora em 2024 já temos resultados ótimos”, afirmou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), durante o evento.