O iogurte grego não vem necessariamente da Grécia (a produção de iogurte grego no Estado de Nova York, por exemplo, superou a da Grécia em 2017).
Esse alimento espesso e cremoso é feito coando o soro do leite, e é um elemento básico da dieta mediterrânea há séculos.
Iogurte grego é rico em proteínas e vitamina B12 Foto: Suzanne Saroff/The New York Times
A seguir, veja o que especialistas em nutrição têm a dizer sobre por que ele é tão bom para a saúde.
Rico em proteínas
A remoção do soro do leite resulta em um produto mais concentrado, o que torna o iogurte grego mais rico em proteínas do que o iogurte comum.
Um pote de 140 g de iogurte grego natural desnatado contém 15,4 gramas de proteína, mais que o dobro da quantidade do iogurte comum e mais de um quarto da proteína que um adulto de 73 kg requer diariamente (coar o soro, no entanto, não torna o iogurte grego mais nutritivo no geral; o iogurte comum costuma ter mais cálcio, por exemplo).
O iogurte grego também é uma fonte de proteína “completa”, diz Ethan Balk, professor de nutrição clínica na Universidade de Nova York. Isso significa que sua proteína contém todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo não consegue produzir por conta própria.
A maioria das pessoas já consome proteína suficiente e não precisa aumentar a ingestão. Mas é melhor obter proteína de um alimento rico em nutrientes, como o iogurte grego, em vez de suplementos, afirma Angie Hasemann Bayliss, diretora de nutrição clínica na UVA Health.
É bom para o intestino
Todo iogurte, incluindo o grego, contém probióticos, “bactérias boas” que ajudam a manter seu microbioma intestinal saudável, diz Elaine Siu, nutricionista do City of Hope Cancer Center em Duarte, Califórnia.
Os probióticos também podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, afirma Andrew T. Chan, gastroenterologista do Massachusetts General Hospital e professor na Harvard Medical School.
Em um de seus estudos, Chan e colegas acompanharam mais de 130 mil adultos ao longo de várias décadas e observaram que aqueles que consumiam iogurte pelo menos duas vezes por semana tinham 20% menos probabilidade de desenvolver um tipo de câncer de cólon do que aqueles que consumiam iogurte menos de uma vez por mês.
O estudo analisou todo tipo de iogurte, não apenas o grego, e não comprovou diretamente que o iogurte causava menores taxas de câncer. Mesmo assim, Chan afirma que os achados contribuem para um crescente corpo de pesquisas que sugere que as bactérias encontradas em alimentos fermentados, como o iogurte, podem reduzir o risco de câncer.
Possui vitamina B12
Uma porção de 140 g de iogurte grego desnatado contém pouco mais de 1 micrograma de vitamina B12. Embora possa não parecer muito, é quase metade dos 2,4 microgramas que adultos devem consumir diariamente.
A vitamina B12 ajuda a formar glóbulos vermelhos, manter a energia e manter o sistema nervoso funcionando da melhor forma possível, diz Angie.
Pronto para começar?
Para aproveitar ao máximo os benefícios do iogurte grego para a saúde, é preciso ter algumas coisas em mente.
Para começar, verifique os ingredientes dos iogurtes saborizados. Esses iogurtes podem estar cheios de açúcares adicionados e alguns contêm aditivos (como corantes e conservantes artificiais), o que os torna alimentos ultraprocessados.
Procure iogurtes com menos de 12 gramas de açúcar adicionado por porção e tente escolher um com o menor número de ingredientes, recomenda Candace Pumper, nutricionista da Ohio State University. Ou compre a versão natural e adicione mel para adoçar.
Aproveite e adicione um pouco de fibra. As bactérias benéficas do iogurte grego precisam se alimentar de fibras prebióticas saudáveis para crescer e se multiplicar. O iogurte não contém nenhuma, então é uma boa ideia combiná-lo com frutas ricas em fibras, como frutas vermelhas, manga ou pêssego, ou misturá-lo com nozes ou sementes, ensina Elaine.
E seja criativo: além de ser usado para fazer smoothies, o iogurte grego também fica delicioso em molhos salgados, temperos para salada e marinadas.
Este conteúdo foi publicado originalmente no The New York Times. Ele foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.