BRAIP ads_banner

Gripe aviária: Camboja confirma morte de homem de 28 anos

CasaNotícias

Gripe aviária: Camboja confirma morte de homem de 28 anos

Jovem de 29 anos morre após viajar ao litoral paulista e apresentar sintomas de virose
Obesidade grave em crianças pode reduzir expectativa de vida para 39 anos, aponta estudo
Novela “A Viagem“ volta ao canal Viva 30 anos após sua estreia

Um cambojano de 28 anos morreu nesta sexta-feira, 10, por gripe aviária após ingerir frangos contaminados, informou o Ministério da Saúde do país asiático.

O homem, natural da província de Kampong Cham, no leste do país, testou positivo para o H5N1 na quinta-feira, 9, segundo o comunicado do ministério. “O paciente estava em situação crítica, com febre, tosse e dificuldade para respirar” antes de morrer nesta sexta-feira, indicou a pasta.

Dezenas de milhões de aves de criação foram sacrificadas nos últimos anos devido ao H5N1 Foto: Eileen/Adobe Stock

Pelo menos três pessoas, incluindo uma menina de dois anos, morreram de gripe aviária no Camboja em 2023, e um menino de nove anos não resistiu ao vírus no ano passado.

A gripe aviária A (H5N1) foi detectada pela primeira vez em 1996. Em julho de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que sua capacidade de gestão do risco que o vírus representa para seres humanos estava comprometida pela vigilância irregular do patógeno. A entidade instou todos os países a intensificar sua vigilância, a relatar casos de gripe em animais e humanos, e a compartilhar amostras e sequências genéticas.

A última vítima cambojana criava aves em sua casa e “cozinhou frangos doentes para se alimentar”, informou o ministério. As autoridades agora investigam a origem do vírus e buscam possíveis casos suspeitos na comunidade.

O governo também reforçou a necessidade de a população permanecer alerta porque “a gripe aviária H5N1 continua sendo uma ameaça para a saúde”.

Desde o fim de 2021, a Europa sofre seu pior surto de gripe aviária, e a América do Norte e do Sul também experimentaram surtos graves. Dezenas de milhões de aves de criação foram sacrificadas em todo o mundo. O surto mundial também é responsável pela morte de dezenas de milhares de aves silvestres.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner