O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou um perfil, nesta sexta-feira (12), na rede social Bluesky, concorrente do X (antigo Twitter).
Sua primeira postagem na plataforma foi sobre os eventos que participaria hoje.
“Sexta-feira de muito trabalho. Em Campo Grande (MS) vou participar da habilitação de 38 frigoríficos para exportação de carnes para a China. Em seguida, em SP, para a inauguração da sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos e anúncio de investimentos. A economia no rumo certo”, disse Lula.
A medida acontece em meio a um conflito de Elon Musk, dono do X, com Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na segunda-feira (8), Musk atacou diretamente o presidente, dizendo que Moraes tem Lula numa “coleira”.
Já na quarta-feira (10), sem citar o dono do X diretamente, Lula criticou empresário que “nunca produziu pé de capim” no Brasil e “ousa falar mal dos ministros”.
Lançado no começo de 2023, o Bluesky foi desenvolvido por Jack Dorsey, criador e ex-CEO do Twitter.
A rede social é apontada como um Twitter “descentralizado” e permite postagem com até 300 caracteres.
Criada em código aberto, o diferencial da Bluesky em relação as outras mídias está na possibilidade de uma integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos.
Isso quer dizer que, por estar em código aberto, é possível se comunicar através das redes sociais.
Em fevereiro de 2024, foi liberado o cadastro para o público geral na plataforma, sem convites, como era feito antes.