A Eli Lilly & Co. está vendendo frascos de seu medicamento de sucesso para perda de peso, Zepbound, para pacientes por apenas US$ 399 por mês, enquanto trabalha para superar a escassez de suprimentos de vacinas extremamente populares.
O Zepbound é normalmente vendido em uma caneta autoinjetora. Com os frascos, os pacientes precisam encher as seringas sozinhos, mas isso economiza tempo de produção da Lilly, permitindo que mais pacientes recebam o medicamento.
A mudança faz parte do esforço de “todos a postos” da Lilly para aumentar o fornecimento de Zepbound e um medicamento similar para diabetes chamado Mounjaro em meio à escassez generalizada, disse o vice-presidente executivo, Patrik Jonsson, em entrevista. Também oferece aos pacientes sem seguro uma opção mais barata para injeções para perda de peso que podem custar mais de US$ 1.000 por mês.
Tanto a Lilly quanto a rival Novo Nordisk A/S têm lutado para acompanhar a demanda insaciável por seus medicamentos para obesidade — um mercado que deve atingir US$ 130 bilhões até o final da década. Wegovy e Zepbound entraram e saíram do estoque desde que foram lançados, e a Food and Drug Administration dos EUA ainda os considera em escassez.
Embora o custo mais baixo possa reduzir os preços médios do Zepbound no curto prazo, o volume adicional dos frascos “pode ser uma compensação positiva” para as vendas da Lilly, disseram analistas do Morgan Stanley, em nota.
O preço dos frascos também pode aumentar a pressão sobre a Novo. Esta é uma alavanca que a Novo não pode puxar para seu próprio medicamento por enquanto porque tem tido dificuldade em produzir o suficiente do ingrediente ativo em seus medicamentos, semaglutida. Para a Lilly, a complexidade de fazer suas canetas injetoras tem causado gargalos no fornecimento.
As ações da Lilly caíram até 3,2% antes da abertura dos mercados dos EUA, mas rapidamente reduziram quase toda a perda. Elas ganharam 63% neste ano até o fechamento de segunda-feira (26). As ações da Novo caíram 1,5% na Dinamarca.
Por causa da escassez, a FDA permite que farmácias de manipulação façam versões imitadoras dos medicamentos. Embora sejam vendidos como tendo o mesmo ingrediente ativo do Zepbound ou Wegovy, esses medicamentos não são tão regulamentados quanto os medicamentos de marca e, em alguns casos, levaram pessoas ao hospital.
As versões compostas geralmente custam muito menos do que as versões de marca. Elas estão alimentando um mercado estimado em US$ 1 bilhão que está em competição direta com Lilly e Novo. A Hims & Hers Health Inc., uma empresa de telessaúde que vende medicamentos imitadores para perda de peso, caiu 5,5% no início do pregão.
No início deste ano, pacientes com dificuldades para preencher suas prescrições começaram a pressionar a Lilly a vender o medicamento em frascos mais fáceis de produzir, como já acontece em outros países. “Eles têm aquela corda de segurança que poderiam puxar aqui para aliviar a escassez”, disse Dave Knapp, que iniciou uma campanha nas redes sociais para pressionar a Lilly.
A empresa anunciou, durante sua teleconferência de resultados, no início de agosto, que lançaria frascos de dose única de Zepbound. Na manhã de terça-feira, Knapp disse que estava “honestamente surpreso” que a farmacêutica seguiu adiante.
“Ouvimos o feedback”, disse Jonsson, que também é presidente da Lilly Cardiometabolic Health e da Lilly USA.
Os frascos estão disponíveis apenas por meio da plataforma de venda direta ao consumidor da Lilly, a LillyDirect, para pacientes que pagam do próprio bolso pelos medicamentos.
Ao contrário de passar por farmácias de manipulação, pacientes e médicos sabem que estão recebendo o medicamento Lilly genuíno com a dosagem adequada, disse Jonsson. A empresa também incluirá instruções sobre como injetá-lo corretamente.