Conheça as 5 dimensões do TOC
Confira como os especialistas costumam dividir os sintomas do transtorno
Leia a reportagem completa:
O que é o TOC
“Estamos falando de uma doença polimórfica”, explica o psiquiatra Leonardo Fontenelle, professor na UFRJ e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). “Ou seja, apesar de ter uma base comum, ela pode se manifestar de formas muito diferentes.”
Como o TOC se manifesta
Como o nome já entrega, o transtorno é formado por dois pilares: obsessões e/ou compulsões. Nem sempre, porém, os sinais estão na superfície. Os especialistas costumam dividir os sintomas em ‘dimensões’. Veja a seguir.
1- Contaminação, limpeza e lavagem
É o tipo mais conhecido de TOC. O medo de se contaminar com germes, sujeira ou doenças pode ser tão forte que a pessoa sente que precisa “neutralizar” esse perigo. A saída, então, costuma ser lavar as mãos repetidamente, seguir rituais rígidos de higiene, etc.
Saiba mais:
2- Simetria
Aqui, costuma ser um mal-estar difuso, difícil de explicar, que só se resolve depois de alinhar objetos, organizar por cor, tamanho, padrão — ou repetir um gesto com o lado oposto do corpo.
3- Agressão e checagem
Há um medo profundo de causar mal a alguém ou a si mesmo. São pensamentos intrusivos, violentos, que surgem “do nada”. Já a checagem é uma forma de tentar impedir que algo ruim ocorra: conferir muitas vezes se a porta está trancada, o gás desligado, o ferro fora da tomada.
4- Sexual e religiosa
Essa dimensão costuma ser ainda mais difícil de compartilhar — mesmo em terapia. Ela envolve pensamentos intrusivos com conteúdo sexual ou religioso, geralmente chocantes até para quem os tem.
5- Acumulação
Todo mundo tem aquele cantinho da gaveta onde deixa papéis velhos, embalagens esquecidas, contas já pagas. Mas, no TOC, esse comportamento vai além da simples bagunça. É uma dificuldade intensa de se desfazer de objetos sem valor prático ou emocional.
Quer saber mais sobre o TOC e essas dimensões? Leia aqui:
Leia a reportagem: