BRAIP ads_banner

Como melhorar sua posição de sono para acordar se sentindo melhor

CasaNotícias

Como melhorar sua posição de sono para acordar se sentindo melhor

Acordar às 5h da manhã todos os dias pode trazer benefícios; veja como fazer isso funcionar
Calculadora de ciclo do sono promete disposição ao acordar, mas tem falhas; veja quais
Quer acordar mais cedo? Veja se é possível virar uma pessoa matutina

Pergunta: Muitas vezes acordo com dores no pescoço e nas costas. Como posso evitar isso e qual é a melhor posição para dormir em termos de saúde?

Tente esta mudança simples para otimizar sua posição de sono: adicione mais um travesseiro. Mas não quero dizer sob sua cabeça. Coloque um travesseiro sob a parte inferior do corpo.

Veja, abaixo, o que fazer.

Se você dorme de bruços, uma dica para acordar sem dores é colocar um travesseiro sob a pelve. Na cabeça, o ideal é optar por um modelo fino. Foto: fizkes/Adobe Stock

  • Quem dorme de lado: Flexione levemente as pernas e coloque um travesseiro entre elas para ajudar no alinhamento das costas. Isso também reduz a pressão sobre os quadris e joelhos. Depois, coloque o braço que está do lado da cama sobre o ombro oposto, como se estivesse “abraçando” esse braço. Essa posição dá mais suporte ao pescoço e às costas. Um estudo de 2021 publicado no PLoS One descobriu que dormir de lado sem esses suportes extras estava associado a uma piora da dor no pescoço pela manhã.
  • Quem dorme de costas: Coloque um travesseiro abaixo dos joelhos. Isso ajuda a relaxar os músculos das costas, apoiando sua curva natural enquanto você dorme.
  • Quem dorme de bruços: Coloque um travesseiro sob a pelve. Isso pode reduzir a tensão na região lombar ao fornecer suporte para a parte da coluna onde há uma curvatura. Além disso, quem dorme de bruços deve optar por um travesseiro fino (ou nenhum travesseiro) para minimizar a tensão no pescoço e ajudar a manter as vias respiratórias abertas.

Se você tem apneia do sono, insuficiência cardíaca ou congestão nasal, considere elevar a cabeceira da cama em 30 a 60 graus com um ou dois travesseiros extras. Essa elevação ajuda o líquido nasal a fluir para trás, em vez de se acumular nas narinas.

Mudar a posição ao dormir pode levar um tempo para se acostumar, então não desista se na primeira noite parecer estranho. Conheço muitos pacientes que dormiam de bruços e passaram anos com dor lombar, mas perceberam que a dor melhorou depois de ajustarem sua posição de sono.

Veja, abaixo, o que mais você deve saber sobre diferentes posições de sono e sua saúde.

Dormir de costas

Pior para:

  • Apneia obstrutiva do sono: A apneia obstrutiva do sono afeta quase 1 bilhão de pessoas no mundo – mas frequentemente não é diagnosticada. Para muitos pacientes, os sintomas dependem da posição em que dormem: acredita-se que dormir de costas pode fazer com que as vias respiratórias se fechem. Um ensaio clínico randomizado de 2015 descobriu que impedir os pacientes de dormirem de costas melhorou a gravidade da apneia do sono.

Melhor para:

  • Sono de beleza: Quem dorme de lado ou de bruços pode desenvolver rugas do sono devido à compressão do rosto contra o travesseiro, além de estar mais propenso à acne. Dormir de costas (e lavar a fronha frequentemente) pode minimizar esses efeitos.
  • Bebês: A Academia Americana de Pediatria recomenda que bebês durmam de costas para reduzir o risco de morte relacionada ao sono.
  • Dor crônica nas costas, quadris ou joelhos: Dormir de costas é uma das melhores posições para alinhar a coluna e distribuir a pressão uniformemente sobre as articulações.

Dormir de lado

Pior para:

  • Dor no ombro ou quadril: Pessoas com certas condições nos ombros ou quadris podem sentir desconforto devido à pressão extra, independentemente de dormirem do lado direito ou esquerdo.

Melhor para:

  • Azia noturna: Pesquisas mostram que menos ácido sobe do estômago para o esôfago em pessoas que dormem do lado esquerdo, em comparação com o lado direito ou de costas – provavelmente porque, ao dormir do lado direito, o estômago fica posicionado acima do esôfago, facilitando o refluxo. Os sintomas do refluxo podem incluir a clássica “azia”, mas também podem envolver tosse inexplicável que desperta à noite. Quando tiver dúvidas, converse com seu médico.
  • Apneia obstrutiva do sono: Para pessoas com apneia do sono, dormir de lado geralmente é recomendado, pois foi demonstrado que essa posição reduz os eventos de apneia (quando a respiração para temporariamente durante o sono). Se você está preocupado com o ronco próprio ou do parceiro – um sintoma comum da apneia obstrutiva do sono –, é importante consultar um médico para garantir que não está ignorando um diagnóstico.

Dormir de bruços

Pior para:

  • Dor nas costas ou no pescoço: Dormir de bruços está associado ao aumento dos sintomas de dor nas costas.

Melhor para:

  • Honestamente, provavelmente ninguém: Dormir de bruços significa que você está torcendo o pescoço em um ângulo de 90 graus e colocando pressão na coluna. Se você insiste em dormir de bruços e é saudável, tente as modificações com travesseiros para evitar ainda mais tensão no pescoço e nas costas. Embora essa posição possa ser melhor do que dormir de costas para a apneia obstrutiva do sono, dormir de lado ainda é preferível, pois virar o pescoço pode bloquear parcialmente as vias respiratórias.

O que quero que meus pacientes saibam

Precisamos de uma boa noite de sono para levar uma vida saudável: estudos em animais mostraram que o cérebro usa o sono noturno para eliminar toxinas acumuladas durante o dia. O sono ruim está ligado ao ganho de peso, à pressão alta e, sem surpresa, à piora da saúde mental.

Para garantir pelo menos sete horas de sono de qualidade, experimente estas dicas rápidas: ative as configurações noturnas do seu celular à noite e minimize a exposição à luz azul com cortinas blackout e lâmpadas de luz quente. Apenas usar uma máscara para dormir já foi associado a uma melhora na memória e no tempo de reação durante o dia.

*Trisha Pasricha é médica e jornalista. Ela é instrutora de medicina na Harvard Medical School.

Este texto foi originalmente publicado no The Washington Post. Ele foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner